domingo, 28/01/2024
Saumíneo Nascimento: "ajudar a sociedade"

Economista sergipano Saumíneo Nascimento assume diretoria vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Compartilhe:

O economista sergipano, Saumíneo da Silva Nascimento, 55 anos, foi nomeado hoje, 29, como titular da Diretoria do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho, vinculado à Secretaria de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A nomeação está publicada na edição do Diário Oficial da União de hoje. Saumíneo, que é funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), atendeu ao convite do ministro Wellington Dias e do secretário Luiz Carlos Everton de Farias.

Animado com o convite, Saumíneo explicou, em linhas gerais, que uma das funções da diretoria é a elaboração de políticas públicas voltadas à inclusão social e econômica das famílias em situação de vulnerabilidade. “Veja a importância e a responsabilidade que teremos de ajudar às famílias carentes”, ressaltou o economista que antes de atender ao convite do ministro, estava licenciado do BNB e atuava na Sociedade Tiradentes, mantenedora da Universidade Tiradentes (Unit).

Uma outra atribuição da diretoria de Saumíneo é a de “propor, desenvolver, implementar, apoiar e disseminar metodologias, indicadores e outros instrumentos de monitoramento das ações de inclusão socioeconômica, em conformidade com os programas e os projetos desenvolvidos pela Secretaria”.

Saumíneo contou que para assumir esse novo desafio de profissional, teve que deixar a Unit e retornar ao BNB, pois a presidência da instituição financeira considerou importante que ele assumisse a diretoria. Tanto que no dia 27 de novembro, conforme publicação no Diário Oficial da União, o presidente do BNB, “cedeu, por tempo indeterminado, o empregado Saumíneo, pertencente ao quadro de pessoal da instituição”.

Vasta experiência

Formado em Economia e Direito pela Universidade Tiradentes e pós-doutor em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe, Saumíneo  Nascimento tem uma vasta experiência na inciativa pública e privada. Entre fevereiro de 2009 a abril de 2012 ele presidiu o Banco do Estado de Sergipe (Banese)  e logo depois foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). Na esfera federal foi diretor de administração e diretor de planejamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) em Pernambuco.

No Banco do Nordeste onde é funcionário de carreira desde os 16 anos, foi estagiário, bancário aprendiz, escriturário, analista, gerente executivo, gerente, Superintendente Estadual de Sergipe, Presidente do Conselho de Administração e atualmente é membro do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e Capital, órgão de assessoramento do Conselho de Administração do banco.

Atuando no BNB desde os 16 anos, foi estagiário, aprendiz, escriturário, analista, gerente executivo, gerente, superintendente estadual em Sergipe, presidente do Conselho de Administração e atualmente é membro do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e Capital, órgão de assessoramento do Conselho de Administração do banco.

Na iniciativa privada, além de ter atuado na Unit, o economista Saumíneo, que é natural de Japaratuba, foi docente na Faculdade São Luís de França e na Universidade Federal de Sergipe, onde foi professor substituto do Departamento de Economia. Também foi presidente do Conselho Regional de Economia de Sergipe, e hoje é conselheiro e membro de outras entidades a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Associação Brasileira de Relações Internacionais, Academia Nacional de Economia e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Prefeito diz que investiu em Aracaju, em sete anos, mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura

“Conseguimos investir, em sete anos, somente em obras de infraestrutura, mais de R$ 1 bilhão, …

WhatsApp chat