sábado, 06/03/2021
Anderson: "os odontólogos desempenham papel fundamental na sociedade" Fotos: Ascom\CRO

Dentistas querem prioridade na vacinação contra a Covid-19

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) oficiou a Secretaria de Estado da Saúde (SES), na última quarta-feira, 13 de janeiro, reforçando a importância da inclusão dos profissionais da área odontológica no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19, em Sergipe. A informação foi divulgada hoje, 15, pela assessoria de comunicação do CRO-SE.

Dentista atendendo paciente

Para acionar a SES nesse sentido, o CRO-SE considerou informações extraídas do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, e tomou por base o entendimento da Justiça Federal que coloca o atendimento odontológico como serviço essencial à saúde, o que justifica que sejam imunizados cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares da área odontológica, que atuam conjuntamente no atendimento e na solução dos problemas de saúde bucal da população – não só os que se encontram na linha de frente.

De acordo com o presidente do CRO, Anderson Lessa Siqueira, a solicitação direcionada à secretária Mércia Feitosa busca que, a partir do entendimento da essencialidade do serviço odontológico, os profissionais da área sejam realmente vistos como grupo prioritário à imunização, para que sigam em condições de prestar atendimento à população.

“É importante que consigamos vacinar o maior número possível de trabalhadores da Odontologia, que desempenham papel fundamental junto à sociedade, já que a saúde bucal é essencial para a saúde sistêmica de todos os indivíduos. Como a atuação profissional se dá em contato direto com a boca dos pacientes, a Odontologia já triplicou os protocolos de biossegurança e acrescentou novos equipamentos de proteção individual, reforçando as medidas preventivas. Mas a vacinação com certeza trará maior tranquilidade a profissionais e pacientes”, concluiu.

Leia Também

Joaquim Ferreira é reeleito como coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe; posse será dia 30

No dia 30 de março, o empresário Joaquim da Silva Ferreira assumirá, pela segunda vez, …