terça-feira, 02/06/2020
É importante não perder o prazo para entrega do IRPF Marcello Casal Jr./Agência Brasil

IR 2020: empresas e bancos têm até amanhã para entregar comprovante de rendimentos

Compartilhe:

Comprovantes necessários para preencher o Imposto de Renda devem ser enviados até esta sexta-feira, dia 28, pelas empresas e instituições financeiras aos contribuintes.

Por sua vez, os contribuintes já podem baixar o programa do Imposto de Renda para Pessoa Física 2020 para realizar o preenchimento da declaração anual. O envio das informações poderá ser feito a partir do dia 2 de março e termina no dia 30 de abril. Ao todo, cerca de 32 milhões de cidadãos devem fazer a declaração.

Baixe aqui o programa.

Os informes podem ser mandados por e-mail, baixados na internet ou divulgados em aplicativos para celulares. Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu dados errados ou sonegou imposto.

Estes documentos devem apresentar os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior. Também deve detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Se houver contribuição para Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo, esses dados precisam ser informados.

Para aposentados e pensionistas, as informações podem ser acessadas na internet, na página Meu INSS, ou no aplicativo de mesmo nome, disponível para smartphones com sistemas IOS ou Android.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes. Esses dados serão usados para o contribuinte deduzir os valores cobrados no Imposto de Renda. Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos.

Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita pode ser acionada.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Leia Também

Empresários apresentam sugestões para reabertura do comércio e aguardam novo decreto de Belivaldo Chagas

Os empresários sergipanos aguardam com expectativa a divulgação de mais um decreto do Governo do …