sexta-feira, 14/01/2022
Elaborar um plano de ações para a empresa é fundamental para o crescimento dos negócios Imagem: Uihere

Como criar um plano de marketing para 2022

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Cleomir Santos (*)

Como diz o ditado, “Se você falha em planejar, está planejando falhar”.  Não é de hoje que o marketing é fundamental para o crescimento de um negócio, além disso, ele se tornou uma ação necessária para qualquer marca.

Por outro lado, ainda existem empresas e profissionais que negligenciam o mesmo – principalmente quando não possuem um plano.

Criar esse plano pode parecer desafiador para quem não estiver familiarizado com as opções que existem em termos de diferentes caminhos do marketing.

É por conta disso, que Cleomir Santos, acredita que é importante para qualquer empreendedor, sentar e analisar o seu momento para criar um plano de ações de marketing para os próximos meses.

O consultor de marketing digital e colunista explica a seguir como fazer isso.

 

Encontre o profissional certo para te ajudar com o marketing

Se por acaso você não terceirizar seu marketing, procure alguém que trabalha dentro do seu estabelecimento que tenha disponibilidade e atitude para fazer um pouco desse planejamento com você.

Existem empresas que usam seus colaboradores ativos nas redes sociais para realizar ações como tirar fotos e publicar conteúdos nas principais mídias sociais. Muitas vezes, essas pessoas adoram fazer isso.

 

Considere as necessidades do seu negócio

A primeira coisa que deve ser feita é conhecer por completo o seu negócio. Existem muitos empreendedores que não conseguem lidar com ações de marketing internas, pois estão sempre ocupados com outras atividades.

É crucial para qualquer negócio conhecer seu mercado de atuação, seus concorrentes e, claro, seu público.

Algumas perguntas que devem ser feitas são: ‘ O que seu concorrente está fazendo para fidelizar clientes? (Brindes, ofertas, cashbacks etc.) ’, ‘Eles são ativos nos principais canais de mídia social, formando até uma comunidade? ’

Ter isso em mente pode ser até mais importante do que definir um orçamento de uma campanha de marketing.

Se você é daqueles donos de lojas cuja rotina é estressante e sem tempo para cuidar de algumas dessas ações de marketing, isso não significa que você deve desistir, e sim, que seus objetivos de marketing devem ser diferentes, podendo até significar um foco na contratação de uma agência de marketing digital para determinados serviços.

Por fim, muitas pessoas perguntam sobre o que deve ser um orçamento de marketing ideal, mas isso é muito pessoal.

 

Defina metas para o ano

Ao elaborar um plano de marketing, o fator mais importante é que os objetivos e metas definidos para os próximos meses sejam viáveis.

Se o estabelecimento não possui mão de obra ou apoio financeiro para cumprir o que foi planejado, esse planejamento pode cair no esquecimento.

Dessa forma, aqui estão alguns exemplos de metas sólidas de marketing que podem se transformar em ações eficazes:

  • Participação em pelo menos 2 eventos comunitários;
  • Realizar no mínimo 1 transmissão ao vivo nas redes sociais ofertando produtos;
  • Aumentar o número de interessados (Cliques no link do WhatsApp);
  • Convidar mais pessoas na Company Page do LinkedIn;
  • Melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Aumentar a taxa de conversão do site.

 

Apresente estratégias que você vai aplicar para alcançar os objetivos

Muitas marcas fazem mensalmente o plano de marketing, se você também conseguir tudo bem, mas aconselhamos que essa prática seja feita trimestralmente.

Reúna-se com as pessoas envolvidas na criação desse plano , e escolham quais serão os tópicos e ideias para cada data importante no mês, por exemplo.

Procure também por eventos ou atividades na comunidade que ajudem a aumentar o reconhecimento da sua marca, e ao mesmo tempo, ajude a formar opiniões positivas sobre seu negócio.

Em suma, ao definir seu orçamento para direcionar em campanhas específicas, divida-os em trimestres. Dessa forma, você não se preocupa somente em conseguir tudo em um único mês, mas sim, em atingir suas metas de marketing a longo prazo.

 

Ajuste conforme o necessário, mas não se desvie muito

É aconselhável ter alguns meses com dados e informações levantadas ou alguns meses para realizar uma boa pesquisa. Tudo isso para visualizar onde o seu negócio está, e ,consequentemente, as mudanças de comportamento do consumidor e acontecimentos em seu cotidiano.

Claro que todos nós gostaríamos de manter publicações, artigos e campanhas de anúncios, servindo e informando as pessoas sobre o que está acontecendo no momento. E aproveitar isso para divulgar produtos, serviços ou aumentar a visibilidade da marca.

Mas com tudo que foi colocado, mantenha o seu plano de marketing onde está. E mesmo se precisar adicionar alguma alteração a um evento ou campanha, tente não ultrapassar o orçamento que foi pré-estabelecido.

A consistência sempre será um trunfo quando se trata de marketing. Para não ficar desatualizado sobre o que acontece na mídia e na vida das pessoas, agende de um a dois meses de conteúdo por mídia social por vez, para que ele não se torne desconectado do que está acontecendo ou, de repente, alguém esqueça de que eles estão programados.

Então, o que achou desse assunto? Já criou o seu plano de marketing para 2022?

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

Um forte abraço!

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

 

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