terça-feira, 22/10/2019
Início » Editorias » Cidades » Aracaju recebe a Caminhada Rumos–Escuta do Itaú Cultural
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert

Aracaju recebe a Caminhada Rumos–Escuta do Itaú Cultural

Compartilhe:
JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert

Nesta segunda-feira, 9, das 18h às 22h, o Sesc Unidade Centro recebe uma equipe do Itaú Cultural para realizar a Caminhada Rumos – Escuta. A proposta do grupo formado pelos gerentes do instituto Tânia Rodrigues, do núcleo Enciclopédia, e Claudiney Ferreira, de Audiovisual e Literatura, é ouvir artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto com o objetivo de criar um mapeamento e entender como o Rumos e outras ações do instituto podem acolher mais e melhor as pessoas e os projetos da região. Esta é uma das novidades deste programa, que chega aos 20 anos como um dos primeiros editais públicos do Brasil e no momento em que o instituto completa três décadas de fomento à produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros.

A instituição abriu no dia 29 de agosto as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2017-2018, que devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br até as 23h59 de 3 de novembro – horário de Brasília. Para explicar como funciona, uma equipe do Itaú Cultural vem percorrendo todas as regiões do Brasil na já tradicional Caminhada Rumos, até o dia 26 de outubro, passando pelas 27 capitais de modo a abranger todos os estados do país.

Em 10 das capitais, a caminhada é ampliada por uma ação diferenciada que começou em Porto Velho (RO), já passou por Rio Branco (AC), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Palmas (TO), Maceió (AL), Teresina (PI), Cuiabá (MT) e agora chega em Aracaju (SE). Em seguida irá para Macapá (AP) para encerrar a série de Caminhadas rumos – Escuta. Nestas localidades, o encontro é mais dinâmico de modo a lançar um olhar mais apurado, exercer uma escuta e discutir a cena cultural local para identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades.

O instituto identificou, nelas, baixa inscrição no Rumos, refletindo questionamentos recorrentes da distância geográfica, isolamento, falta de investimento público, de informação e de distribuição de recursos.  Não é necessário se inscrever para participar da Caminhada Rumos – Escuta e a entrada é gratuita, contando, ainda, com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os projetos inscritos serão examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passarão por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

 

Compartilhe:

Leia Também

Sebrae vai comemorar o Dia da Sergipanidade

Powered by Rock Convert O Sebrae vai realizar, de quinta, 24, até domingo, 27, no …

WhatsApp chat