quarta-feira, 19/06/2024
Selo da loja Clodomir Silva
Selo da loja Clodomir Silva

A importância da sessão de elevação

Compartilhe:

 

Por Hernan Centurion (*)

 

Meus amados irmãos Companheiros Maçons. Como é aprazível olhar a coluna do Sul repleta com a Força que lhe é peculiar!

Na noite de hoje, mais dois amados irmãos recebem o primeiro aumento de salário, fruto da dedicação apresentada na coluna do Norte, trabalhando na pedra bruta ainda com parca luz, aparando, pelas batidas o maço sobre o cinzel, as arestas da intolerância, arrogância, prepotência e soberba, não obstante, em contrapartida, iniciando o polimento minucioso das ações realizadas pelo equilíbrio do nível, símbolo que remete à cadeira do primeiro vigilante que ora os supervisiona.

Caminhem todos sempre em consonância com as quatro virtudes cardeais representadas pelos degraus do Templo que brevemente os levarão ao Oriente, mais precisamente ao trono de Salomão. Por mais que sejam tentados, criticados ou desestimulados, mantenham-se firmes, tais quais as cinco colunas que compõem o 2º Grau Simbólico, pois o labor maçônico só está começando. Um dos nossos propósitos, antes de qualquer coisa, é nos tornar pessoas melhores, verdadeiramente homens livres e de bons costumes, leais, sem vaidades ou hipocrisia, vícios estes que assolam o mundo profano e batem à porta dos Templos a cada instante. Vigiai! Sempre que possível, retornemos, todos nós, à Câmara de Reflexões do nosso âmago e bebamos mais uma vez da taça sagrada, para que nunca experimentemos o amargor dos perjuros e impuros de coração.

Destarte, por outro lado, a responsabilidade paulatinamente aumenta. Maçonaria não é clube social ou associação beneficente, tão somente. É uma Ordem iniciática, esotérica, evolucionista, progressista e há mais de 3 séculos especulativa, que pugna, sobremaneira, pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual do ser humano. Infeliz daquele que não consegue ou queira enxergar sua importância.

Doravante, vocês serão mais que ajudantes diretos dos Mestres Maçons no canteiro de obras, serão o farol que guia outrem, ou seja, exemplos de pedreiros a serem seguidos pelos irmãos Aprendizes de hoje e do amanhã!

Nunca percam suas essências! Reforcem diuturnamente, dentro de si, a assertiva que ser maçom é muito mais que ornar-se com aventais pomposos de fios de ouro, joias, medalhas ou títulos; é certamente servir, ou melhor, é doar-se ao próximo, com simpatia, empatia, humildade, amor e que a Maçonaria Universal é exercitada em plenitude dentro das Lojas em geral e, particularmente, nas nossas Lojas-mãe, como a ARLS Clodomir Silva, à qual deve nossas atenções em detrimento à qualquer Instituição, Potência ou maçom, do mais graduado mestre ao incipiente neófito, pois sem Lojas fortes não há Maçonaria sólida, assim como bem descreveu Alberto Mackey no 9º Landmark.

Jamais abandonem suas Lojas, muito menos seus irmãos… ambos precisam muito de vocês, pois a fraternidade é princípio inabalável para existirmos.

Não pairam dúvidas de que munidos deste espírito sublime, fortalecidos na coluna B, assimilando mais conhecimentos com que os briosos irmãos mais experientes os agraciarão com muita sabedoria, vocês poderão guiar com maestria o futuro da nossa Ordem, no exercício dos mais diversos cargos que lhes serão confiados daqui a pouco. E essa confiança não se compra ou muito menos está à venda. Conquista-se com muito labor e amor à sua Loja-mãe e aos seus.

Lembrem-se: “laborem em silêncio, deixem o seu sucesso e o bom desempenho de seus resultados fazerem barulho”, uma vez que, indubitavelmente, o reconhecimento e mérito serão consequência natural de tudo de bom, de útil e glorioso que fizerem.

Que assim seja.

 

Nota do editor:

Esse discurso foi proferido na terça-feira, 21 de maio, quando Hernan Centurion, venerável-mestre da Loja Clodomir Silva 1477, saudou  os novos companheiros, durante sessão magna de elevação.

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

O terceiro olho

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   Olho de Horus   Segundo a lenda egípcia, …

WhatsApp chat