quarta-feira, 26/02/2020
Valdevan é acusado de fraudes eleitorais e coação de testemunhas

Valdevan 90 é diplomado na Cadeia de Estância

Compartilhe:

O deputado federal eleito José Valdevan de Jesus Santos, o Valdevan Noventa (PSC), foi diplomado  pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) hoje à tarde, 19, na Cadeia Pública de Estância, onde está preso desde  o dia 7 de novembro. A diplomação ocorreu  às 15h30.  A decisão para que o candidato eleito, mesmo preso, fosse diplomado, partiu do ministro Ademar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia 17, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe havia suspendido a diplomação .

Valdevan Noventa, cujo nome verdadeiro é José Valdevan de Jesus Santos, é acusado de fraudar as prestações de contas e orientar os doares a respeito do que teriam que dizer, quando convocados para depor

O Ministério Público Federal em Sergipe  diz  que após o período eleitoral, foram registradas 85 doações, todas com o mesmo valor: R$ 1050, o que chamou a atenção do órgão.

As investigações da PF concluíram, também, que Valdevan tentava coagir testemunhas, a maioria delas beneficiárias do Bolsa Família.  Além disso, ele se utilizava de “laranjas” para simular diversas doações em favor da sua campanha, nela aportando valores cuja origem é desconhecida para o custeio de suas despesas. No curso das apurações, verificou-se a atuação dos envolvidos com o intuito de direcionar os relatos dos “laranjas” chamados a prestarem esclarecimentos, como forma de mascarar a realidade dos fatos.

Valdevan 90 obteve 45.472 votos totalizados (4,55% dos votos válidos) nas eleições 2018. Ele é natural de Estância (SE), mas mora há 31 anos na cidade de Taboão da Serra, a 18 km da capital paulista, onde foi vereador por dois mandatos consecutivos (2004 e 2008). Foi eleito presidente do Sindicato dos Rodoviários de São Paulo, o qual faz parte desde 2000, para a gestão 2018 – 2023, mas afastou-se do cargo por conta das eleições para deputado.

Compartilhe:
Powered by Rock Convert

Leia Também

“Jackson Barreto é carta fora do baralho”, diz Danielle Garcia

A pré-candidata a prefeita de Aracaju, Danielle Garcia, do Cidadania, disse hoje, 18, que o …