terça-feira, 06/02/2024
Visitas Sergipe Oil & Gas / Fotos: Arthuro Paganini
Visitas Sergipe Oil & Gas / Fotos: Arthuro Paganini

Sergipe registra o maior embarque de petróleo da história do Tecarmo

Compartilhe:

O mês de janeiro registrou o embarque de mais de 590 mil barris de petróleo sergipano em navio na costa do estado. Este foi o maior carregamento de toda a história do Tecarmo, que recepciona, estoca e direciona toda a produção do Polo Carmópolis – reativado há mais de um ano pela Carmo Energy, após a saída da Petrobras. O embarque foi o quinto desde o início das operações.

Valmor Barbosa: “O setor de óleo e gás ajuda a impulsionar o desenvolvimento de Sergipe”

Em pouco mais de um ano de operação, o Polo Carmópolis registrou um aumento da produção em mais de 100%, se comparada à quantidade inicialmente produzida. Quando a Carmo Energy assumiu o polo, em dezembro de 2022, a produção era de 3,8 mil barris de petróleo por dia. Após um ano, em dezembro de 2023, a empresa apontou uma produção próxima a 8,6 mil barris de petróleo por dia.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, reforça a importância da reativação do Polo e retomada da exploração de petróleo e gás. “O setor de óleo e gás ajuda a impulsionar o desenvolvimento de Sergipe, com geração de muitos empregos diretos e indiretos, e ainda afetando positivamente serviços no entorno dos campos de exploração”, destaca Valmor.

Desenvolvimento para Sergipe

Com o retorno do Polo, a Carmo Energy gera 489 empregos diretos e 3.260 terceirizados, sendo mais de 70% da força de trabalho sergipana. Ao longo de 2023, foram 46 milhões de dólares investidos na operação. Já para os próximos dez anos, a perspectiva de investimento é de pelo menos 800 milhões de dólares.

A perspectiva para os próximos anos é de crescimento nos postos de trabalho, uma vez que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a prorrogação da produção por mais 27 anos. Com isso, a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural no Polo Carmópolis será estendida até 2052.

Sergipe também tem um retorno financeiro com a produção através dos royalties gerados. O valor total de royalties repassado pela Carmo Energy em 2023 para a ANP foi de mais de R$ 73,5 milhões. Destes, Sergipe arrecadou mais de 47,6 milhões de reais – representando aproximadamente 65% do total pago pela Carmo Energy à ANP.

Perspectivas para 2024

Philipe Passos, gerente regulatório da Carmo Energy

Neste ano, a produção de petróleo deve aumentar ainda mais, já que o polo tem potencial de produzir de 25 a 30 mil barris de óleo por dia. Atualmente, a Carmo Energy gerencia 3.674 poços, 26 estações coletoras e 350 quilômetros de gasodutos e oleodutos. A empresa deve abrir ainda 175 novos poços, sendo que três já passaram por perfuração.

“Já temos 15 sondas de perfuração em operação no Polo Carmópolis. A expectativa para este ano é que mais 26 sondas cheguem ao estado para que novos poços sejam perfurados, gerando também novos postos de trabalho. Estamos dando mais um passo no caminho do desenvolvimento econômico e social de Sergipe, impulsionado pelo setor de óleo e gás”, frisa o gerente regulatório da Carmo Energy, Philipe Passos.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Sergás

Gás natural canalizado terá redução de preço em Sergipe

Durante os meses de fevereiro, março e abril de 2024, a tarifa média do gás …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat