segunda-feira, 21/10/2019
Início » Editorias » Esportes » Atletas sergipanos estão bem na Turquia
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Antonio Hora, de terno, com a delegação brasileira em Trabzon

Atletas sergipanos estão bem na Turquia

Compartilhe:

A tentativa fracassada de golpe militar na Turquia, que deixou um saldo de 265 mortos, não afetou a delegação sergipana que participa, na cidade de Trabzon, dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade. O sergipano Antônio Hora, da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), garantiu que não houve nenhuma mudança no cotidiano da cidade, “nenhum problema de falta de segurança e o aeroporto da cidade funciona normalmente”.

“Tudo os que vocês viram na televisão, não chegou aqui em Trabzon. As pessoas, em momento algum, demonstraram nervosismo ou mudaram o cotidiano. Ele garantiu que está tudo bem e mandou uma mensagem para os familiares e disse que, na volta, quer comer feijão e caranguejo.

Além dele, estão em Trabzon os sergipanos Antônio Custódio Santana, diretor da CBDE,  o  jornalista Givaldo Batista Santos, assessor de imprensa da entidade, dois atletas de Karatê, que ganharam medalha de bronze na competição.

Segundo Hora, o deputado federal por Sergipe, Fábio Mitidieri, também esta em Trabzon, em missão oficial, assim como  Walter Luiz Thiessen, presidente da Federação  Sergipana  de  Desportos  Escolares (FSDE). O professor de karatê, Cristóvão Bittencourt, que atuou com árbitro internacional nas competições, retornou ao Brasil antes dos conflitos.

As competições prosseguem normalmente até este domingo, 17. Ele disse que os conflitos  em Ankara e Istambul não afetaram a vida das pessoas da cidade. Desde o início dos problemas na Turquia, que o embaixador do Brasil naquele país, Paulo França, deu todo apoio aos brasileiros.

A cidade –  Originalmente fundada em 756 a.C como Trapezus, Trabzon é uma cidade no noroeste da Turquia situada na costa do Mar Negro. Possui uma série de atrações turísticas, como por exemplo as ruínas do Castelo Trabzon, a vila da era vitoriana Atatürk, o Trabzon Museu, que inclui uma impressionante coleção de artefatos da era bizantina e o belo Boztepe Park, localizado no alto de uma colina e com uma fantástica vista de quase toda a cidade.

Trabzon, cidade turca onde está a delegação brasileira
Trabzon, cidade turca onde está a delegação brasileira

Mas os principais atrativos de Trabzon são o Mosteiro Sumela e a Igreja St. Sofia. O mosteiro, construído no Século 14, está posicionado num local muito bonito, entre rochas e um belo vale com natureza exuberante, a 1.200 m. de altitude. Já a Igreja de St. Sofia foi construída em arquitetura grega durante o reinado de Manuel I Kommenos, no Século 13. O local já serviu inclusive como hospital durante a Primeira Guerra Mundial e foi convertido em museu em 1964.

Trabzon é capital de uma província homônima, tem 189 quilômetros quadrados de área, e fica a 736 quilômetros de Ankara e a pouco mais de 1 mil quilômetros de Istambul, onde ocorreram os conflitos.

Compartilhe:

Leia Também

América é campeão invicto da série A 2 do Campeonato Sergipano

América de Pedrinhas derrota o Maruinense por 2×0, no Baptistão, e é campeão invicto da …

WhatsApp chat