segunda-feira, 25/03/2024
Mais 50 leitos de UTI para o Huse, foram anunciados ontem Foto: SES

Próxima fase da retomada da economia poderá ser adiada; Huse amplia número de leitos de UTI

Compartilhe:

O Governo do Estado poderá adiar  a próxima fase da retomada da economia, mesmo com o anúncio do aumento de mais 50 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital de Urgência de Sergipe, para pacientes graves da covid-19. Essa  possibilidade foi divulgada hoje, 4,  pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao alertar que a taxa de ocupação de leitos é uma das condicionantes para o avanço da flexibilização do comércio.

De acordo com informações da SES, “para a primeira fase ( laranja), a ocupação média dos 14 dias que antecederam o anúncio da abertura foi em torno de 68%, portanto abaixo dos 70% previstos. A segunda fase (amarela) também usará como gatilho a média dos 14 dias. A taxa de ocupação de leitos não pode ultrapassar 60% a contar do último dia 29 de junho até o dia 13 de julho. Já para avançar para a última fase (verde), a meta é 50% de ocupação dos leitos de UTI.

 

No Boletim Covid-10 da SES, divulgado na noite da sexta-feira, 3, Sergipe tem 18.360 casos confirmados e 764 óbitos. Estão internadas 679 pessoas e outras 8.383 em isolamento domiciliar.  A taxa de ocupação de leitos em UTI  pública já beira o colapso. O Huse tem 50 leitos, 49 deles ocupados, o que representa uma taxa de 98%. O Hospital Universitário de Lagarto, de Aracaju e o Hospital da Polícia Militar já estão com 100% de ocupação.

Na rede privada, a situação é ainda pior. O Hospital São Lucas está com uma taxa de ocupação  de 161,5%, o Hospital Primavera, com 130%, e o Hospital Renascença com  125%.

 

 

Planejamento

“Com planejamento e organização estamos conseguindo aumentar o nosso número de leitos para pacientes vítimas da covid-19. Inicialmente, instalamos 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus. Ao logo do tempo, com o aumento dos casos e com a redução na ocupação de leitos, principalmente pela diminuição de traumas, conseguimos fazer uma reengenharia e direcionar esses leitos para pacientes graves com coronavírus. Tínhamos 10, ampliamos para 27 e, neste fim de semana, conseguimos ampliar para 50 leitos de UTI exclusivos” explicou o diretor técnico do Huse, Wagner Andrade.

Ainda de acordo com Wagner Andrade, há previsão de mais quatro leitos de UTI a serem direcionados para assistência a pacientes em estado grave da Covid. “Ampliaremos, assim, para 54 leitos de UTI exclusivos” concluiu.

A ampliação no número de leitos de UTI no Hospital de Urgência de Sergipe reforça a assistência na rede pública do estado. No momento, Sergipe conta com 188 leitos de UTI nos hospitais públicos do Estado. A meta é atingir um total de 221 novos leitos exclusivos para enfrentamento à pandemia.

Na próxima semana, há previsão de abertura de mais 18 novos leitos de UTI, sendo 10 no Hospital Universitário de Lagarto e oito no Hospital Regional de Estância. Está prevista, ainda, a abertura de novos leitos de UTI no Hospital de Cirurgia (10 leitos), Hospital de Nossa Senhora da Glória (10 leitos) e na Hildete Falcão (7 leitos de UTI).

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Energisa Sergipe conquista 2º lugar no ranking nacional Prêmio da Aneel de satisfação do consumidor

A Energisa Sergipe levou o 2º lugar entre as melhores concessionárias de distribuição de energia …

WhatsApp chat