terça-feira, 23/04/2024
Arcos da Orla da Atalaia
Aos Arcos da Orla foram instalados oito réguas e três projetores em RGB para a realização de campanhas temáticas Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Prefeitura de Aracaju inicia acendimento de iluminação especial em pontos turísticos da cidade

Compartilhe:

Um dos principais cartões postais de Aracaju, a Orla da Atalaia, ganhou um novo atrativo na noite desta sexta-feira, 26. A Prefeitura de Aracaju acendeu a iluminação cênica que foi instalada nos Arcos, valorizando e embelezando, ainda mais, o local. A iniciativa integra o projeto de modernização do parque de iluminação pública da capital, que está sendo executado através de uma Parceria Público-Privada. Além dos arcos, também receberam a iluminação especial o Oceanário, o Monumento aos Formadores da Nação e o Mundo Maravilhoso da Criança.

Edvaldo Nogueira: “Esse é mais um atrativo que estamos trazendo para nossa Orla”

“Esse é mais um atrativo que estamos trazendo para nossa Orla. Instalamos luzes coloridas e que, em campanhas, poderão variar, de acordo com a comemoração ou ação de determinado mês. As luzes especiais também foram instaladas em mais três pontos da Orla, sendo eles o Oceanário, o Monumento aos Formadores da Nação e o Mundo Maravilhoso da Criança. Além destes, outros pontos turísticos receberão iluminação cênica, e essa iniciativa faz parte da nossa Parceria Público-Privada para modernização do parque de iluminação pública da cidade, que já alcançou 61% do total. Então, este é mais um passo importante que estamos dando dentro deste processo, e que, muito em breve, estará concluído, transformando por completo os 60 mil pontos de luz da nossa cidade”, destacou Edvaldo, que acompanhou o acendimento das luzes.

O prefeito ressaltou que, na região dos Arcos, também foram substituídas as 28 luminárias do entorno, pela tecnologia de LED, para proporcionar uma melhor iluminação da área e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos aracajuanos e turistas que frequentam o local. “Assim como outros pontos da cidade, você já consegue notar a diferença. Essa avenida aqui na Orla mesmo demonstra essa transformação que gera mais segurança, economia e qualidade de vida”, frisou.

Luz cênica

Para dar destaque ao Arcos da Orla, foram instalados no local oito réguas e três projetores em RGB para a realização de campanhas temáticas, como o Outubro Rosa. Já no Oceanário, o Monumento aos Formadores da Nação e o Mundo Maravilhoso da Criança, foram colocadas luzes de LED monocromáticas.

Quem acompanhou o acendimento das luzes, elogiou a ação da Prefeitura. É o caso do porto-alegrense Henrique Farias, que está na cidade para participar de uma corrida. Para ele, que já esteve em Aracaju em anos anteriores, a iluminação especial “está linda”. “Estive aqui, inclusive, nesta mesma época, então logo notei a diferença. Ficou muito bonito e a cidade está de parabéns. Estou com outras pessoas de outros estados que também vieram participar da meia-maratona, então já vou passar a informação para que elas venham também ver a nova iluminação”, disse.

A iluminação agradou às pessoas que acompanharam o acendimento das luzes

Além dos monumentos da Orla da Atalaia, outros pontos turísticos da cidade passarão a ter iluminação especial com refletores monocromáticos ou coloridos, a partir do processo de modernização do parque de iluminação pública da capital. Ao todo, serão 16 pontos iluminados com luz cênica. O segundo monumento que terá a iluminação decorativa acesa será a Colina do Santo Antônio, neste sábado, dia 27.

Os Arcos da Orla e a Colina do Santo Antônio serão os únicos pontos que contarão com os projetores para utilização de iluminação temática durante as campanhas de conscientização. “Foram escolhidos 16 pontos turísticos para dar mais visibilidade. Aqui na Orla são quatro pontos, sendo que os arcos possuem iluminação que muda de cor, de maneira que, durante campanhas como o Outubro Rosa, as luzes fiquem somente rosa. Hoje, estamos entregando os da Orla, amanhã entregaremos a iluminação da Colina, e nossa previsão é que até o final de novembro todos os 16 pontos estejam com iluminação especial”, detalhou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

 

Modernização com LED

A modernização do parque de iluminação pública de Aracaju teve início em agosto de 2021, quando houve a troca das primeiras lâmpadas de vapor pela tecnologia de LED, no bairro Bugio. Desde então, cerca de 48 bairros iniciaram o processo, totalizando, até o momento, 35.310 pontos de luz substituídos pela tecnologia de LED, o que equivale a 61% dos 60 mil totais. Em alguns locais, como o Santa Maria, por exemplo, a transformação já se aproxima dos 80%, enquanto que no Jardim Centenário já se encontra em 95%.

“Temos dois aspectos importantes no projeto de modernização do parque de iluminação pública. O primeiro é a segurança. Quando você mantém um lugar iluminado você, consequentemente, diminui a violência. O segundo ponto é a economia, já que economizaremos cerca de 40% na iluminação pública da cidade. E é exatamente esta economia que vai financiar a empresa que está executando esse trabalho de modernização”, completou o presidente da Emurb.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de …

WhatsApp chat