terça-feira, 02/06/2020

Pandemia no centro da discussão econômica

Compartilhe:
David de Andrade Rocha (*)

Nas últimas semanas o assunto principal, em todo o mundo,  tem sido o  Covid-19. E quando se trata de economia e finanças,  a pandemia está na  discussão, porque afetou o emocional de todos no mercado e levou a bolsa a uma queda de quase 40% até ontem, segunda-feira.

Como é do conhecimento geral, muitas pessoas, que por hora estavam negociando na Bolsa, tinham vindo direto da renda fixa, que já estava perdendo certa atratividade devido à queda dos juros básico da economia (Taxa Selic). Essa crise pegou todos de surpresa, mas muitos estavam relativamente protegidos por utilizar uma estratégia descrita como antifrágil.

Essa estratégia consiste em investir em empresas que não somente resistem aos solavancos que a economia às vezes sofre, mas que também podem sair das crises mais fortes do que entraram. Muitas dessas empresas tiveram suas cotações jogadas para baixo pelo ânimo do mercado, o que também criou uma oportunidade de compra para essas empresas.

Seguindo ainda a estratégia de antifrágil, tiveram aqueles que não somente se protegeram, mas lucraram bastante usando as opções sobre ação, normalmente utilizadas para proteger a sua carteira de ações dos solavancos do mundo econômico. As opções funcionam como seguros que permitem que o portador dela venda uma ação por um preço pré-definido, não importando o preço que ela está agora no mercado (Opções de Venda). E sem dúvida nenhuma aqueles que tinham esses seguros  sairão dessa crise muito melhor do que quando ela começou.

Quis ter essa conversa com vocês, principalmente porque sei que o emocional nessas horas de dificuldade fala muito alto e faz com que tomemos decisões precipitadas que acabam por resultar em prejuízo. Mas se tivermos conhecimento das ferramentas que muito podem nos ajudar a preservar nosso patrimônio e ainda fazê-lo crescer teremos de forma constante. Tomaremos sempre decisões melhores, sei disso, pois vi acontecer algumas vezes desde que comecei a investir e trabalhar com finanças e sei também como o Benjamin Graham falou que essa não é a última crise.

Logo, aproveite o momento de quarentena para estudar e saiba que esse será, no momento, seu melhor investimento de tempo e dinheiro.

Abraço e bons investimentos.

Até a próxima.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

Majesty - Escola de FinançasPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

Reflexão sobre investimentos

Com o aumento do receio com a economia global, os investidores passaram a se preocupar …