terça-feira, 07/06/2022
Aline Guimarães: " Nosso trabalho será individualizado" Foto: Ascom/SMS

“Nosso objetivo é estimular a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável”, diz Aline Guimarães, coordenadora da Academia da Cidade

Compartilhe:
Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostrou que mais de 60% dos brasileiros ficaram sedentários com a pandemia da Covid-19. Com o avanço da vacinação contra essa doença, a Prefeitura de Aracaju decidiu que era o momento de retomar o Clube de Corrida para estimular as pessoas, a partir dos 10 anos de idade, de ambos os sexos, a praticarem de uma atividade física.

Aline: Clube de Corrida será ampliado Foto: Redes sociais

No dia 21 de março, a Prefeitura abriu as inscrições para o Clube de Corrida, vinculada ao Programa Academia da Cidade, coordenado desde 2020, pela professora de Educação Física, Aline Guimarães. O trabalho para oferecer à população um Clube de Corrida gratuito começou no ano passado com planejamento, organização e capacitação de professores e estagiários para nova oferta de atividade física.

E por falar em corrida, hoje, a partir das 7 horas,  na Orla da Atalaia acontece a  1ª Corrida do Turismo,  com percursos de 2,5 km,  5 km e 10 km  promovida pela Agência Brasileira de Agências de Viagem (Abav-SE).

Por enquanto, as aulas ocorrem em dois lugares: no Centro de Criatividade, na Suíssa, e no Conjunto Bugio. “Nosso foco de trabalho é trazer benefícios para a saúde e qualidade de vida da população”, assegura Aline Guimarães, ao acrescentar que consta no projeto a possibilidade de ampliação, para que mais pessoas tenham oportunidade de se exercitar com orientação qualificada.

“Nosso objetivo é ofertar atividades gratuitas, estimular a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável”, reforça Aline, especialista em Vigilância em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês e servidora municipal desde 2004.

As aulas no Clube de Corrida, só com grupos de até 15 pessoas,  têm um acompanhamento individualizado, com a orientação do professor e estagiários de Educação Física.

Para se inscrever no Clube de Corrida é só clicar  aqui

Saiba um pouco mais sobre o Clube de Corrida com a professora Aline Guimarães.

 

SÓ SERGIPE – A Prefeitura de Aracaju abriu, recentemente, inscrições para o Clube de Corrida. Como foi que surgiu esse projeto?

ALINE GUIMARÃES – Como estratégia de captar novos usuários. Nosso objetivo é ofertar atividades gratuitas nos espaços públicos para a prática regular de atividade física, estimulando a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.

SÓ SERGIPE – Na última Corrida de Aracaju, o gari da empresa Torre, Johnes Santos, foi o segundo sergipano mais bem colocado no trajeto.  Ele foi uma das motivações para esse projeto da Prefeitura?

ALINE GUIMARÃES – O projeto de clube de Corrida já existia, foi iniciado antes da pandemia e pausado porque a secretaria precisou focar em outras ações. Agora estamos vivendo um momento de retomada de atividades, com mais de 92% da população com primeira dose e mais de 84% com duas doses, o que possibilita a implantação do Clube. Desde o ano passado, com planejamento e organização, fizemos a capacitação dos professores e estagiários para trazer uma nova oferta de atividade física.

Academia da Praça
População aprovou as atividade da Academia da Cidade

SÓ SERGIPE – A iniciativa privada já percebeu esse filão há algum tempo e existem muitos clubes de corrida em Aracaju. Qual o público que a Academia da Cidade pretende alcançar?

ALINE GUIMARÃES – O programa oferta atividade física para pessoas a partir dos 10 anos de idade.

SÓ SERGIPE – A princípio, os clubes estão com aulas no bairro Bugio e no Centro de Criatividade, no bairro América. Como está a procura?

ALINE GUIMARÃES – As inscrições ocorrem de forma on-line – no site da prefeitura – 15 vagas por pólo nos bairros: Bugio e Suíssa. Com a inscrição, entramos em contato por telefone para agendamento da avaliação física e início das atividades.

SÓ SERGIPE – Quanto ao público, entre homens e mulheres, quem é maioria dos inscritos?

ALINE GUIMARÃES – As mulheres são maioria.

SÓ SERGIPE – Quais são os critérios para as pessoas participarem do clube? Há um limite de idade, por exemplo?

ALINE GUIMARÃES – Não existe limite para idade. Basta realizar a inscrição. Depois de inscrito, o usuário passa por avaliação física no polo para verificação da saúde e qualidade de vida do usuário.

SÓ SERGIPE – A Academia da Cidade espera encontrar algum talento entre estes atletas, a exemplo de Johnes Santos?

ALINE GUIMARÃES – Nosso foco de trabalho é trazer benefícios para saúde e qualidade de vida da população.

SÓ SERGIPE – Cada professor ficará responsável por quantos alunos?

ALINE GUIMARÃES – Estamos formando turmas até 15 pessoas por grupo.

SÓ SERGIPE – Como ocorre nos clubes de corrida privados, o aluno terá uma planilha (normalmente em Excel) para os treinamentos?

ALINE GUIMARÃES – Sim, nosso trabalho será individualizado, cada pessoa tem um objetivo específico.

SÓ SERGIPE – Existe a possibilidade de o Clube de Corrida ser estendido para outros bairros?

ALINE GUIMARÃES – Inicialmente, o clube está como projeto nesses bairros e existe o planejamento de ampliação.

SÓ SERGIPE – Alguns clubes de corrida privados dão aula no Parque da Sementeira. Vocês já pensaram neste local para ser mais um espaço para o projeto da Academia da Cidade?

ALINE GUIMARÃES – Nossos polos são ligados às Unidades Básicas de Saúde. No momento, não existe planejamento para implantar na Sementeira.

SÓ SERGIPE – Quantos professores especializados em corrida de rua a Prefeitura de Aracaju dispõe para estas aulas?

ALINE GUIMARÃES – No momento, dois professores.

As últimas Entrevistas
Compartilhe:

Leia Também

Tadeu Figuera, certificador ISO: “As empresas devem estar com seus colaboradores adequadamente preparados”

As empresas, independente do porte e número de colaboradores, devem estar qualificadas para atender às …

Deixe um comentário

WhatsApp chat