sexta-feira, 20/09/2019
Início » Editorias » Cultura » Morre aos 93 anos, o arcebispo emérito de Aracaju
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Dom Luciano Cabral Duarte morreu hoje à tarde, em Aracaju

Morre aos 93 anos, o arcebispo emérito de Aracaju

Compartilhe:

O arcebispo emérito de Aracaju, dom Luciano José Cabral Duarte, 93, morreu hoje à tarde, 29, informou a Arquidiocese. Ele enfrentava diversos problemas de saúde e não resistiu.  O religioso, um intelectual marcante, foi nomeado arcebispo em 1971 e permaneceu até 1998. Ele também exerceu diversos cargos públicos, a exemplo da presidência da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, responsável pela constituição da Fundação Universidade Federal de Sergipe.

Coube também a dom Luciano realizar o primeiro projeto de Reforma Agrária de Sergipe, entre 1968 e 1988, chamado  Prohcase (Promoção do Homem do Campo de Sergipe), beneficiando mais de cinco mil famílias.

Ele escreveu vários livros, como “Europa, Ver e Olhar”, “Europa e Europeus”, “Viagem aos Estados Unidos, Índia a Voo de Pássaro”, “Estrada de Emaús”, “A Igreja às Portas do Ano 2000” e “La Nature de l’intelligence dans le thomisme et dans la philosophie de Hume”(tese de doutorado em Filosofia, na Sorbone).

Dom Luciano nasceu em Aracaju, no dia 21 de janeiro de 1925. Um colégio da rede estadual de ensino leva o seu nome na capital.

A Arquidiocese ainda não divulgou onde ocorrerá o velório e nem o horário do sepultamento.

Compartilhe:

Leia Também

Nutricionista lança e-book, amanhã, na Bienal do Livro de Itabaiana

A nutricionista Talita Costa lança, nesta quinta-feira, 12, na 5ª Bienal do Livro de Itabaiana, …

WhatsApp chat