quarta-feira, 25/08/2021
Nestor Sampaio: novo sentido passou a vigorar hoje

Moradores e comerciantes farão manifestação contra mudança na avenida Nestor Sampaio

Hoje,2, a partir das 16 horas, haverá uma manifestação de moradores e comerciantes contra a mudança no  tráfego da avenida Nestor Sampaio, que amanheceu com um novo sentido: o tráfego só é possível apenas no sentido da avenida Augusto Franco, antiga Rio de Janeiro.

A mobilização está sendo organizada pelo presidente da Federação dos Conselhos de Segurança do Estado de Sergipe (Feconseg), Ailton Figueroa. O local exato onde ocorrerá a manifestação ainda não foi definido. “A SMTT causou a maior confusão com essa mudança de sentido e isso deixou os moradores sem saber para onde ir. Os comerciantes já começaram a sentir a queda nas vendas”, frisou Ailton.

Para ele, a Prefeitura de Aracaju “atropelou tudo”, pois a comunidade desejava o diálogo. “O prefeito Edvaldo Nogueira nunca nos atendeu para tratar deste assunto. Entendo que o gestor público deve estar à disposição da população e não atropelar a democracia. Essa mudança privilegiou os carros e não as pessoas”, lamentou  Ailton Figueroa.

O promotor de Justiça, Eduardo Matos, disse que como não existe nenhuma liminar impedindo que a SMTT faça a alteração no trânsito,  o ato foi legal.

Novo sentido

A iniciativa da SMTT divide opiniões. Existem aqueles que concordam com a mudança, a exemplo da dona de casa Josefa Oliveira de Souza que leva a filha para uma escola que existe na Nestor Sampaio. “Quando havia os dois sentidos, o engarrafamento era muito grande.  As pessoas se adaptam às mudanças”, disse. Mas o aposentado Sílvio Cardoso Freire não concorda com a mudança, pois entende que os comerciantes serão prejudicados. Ele defende que toda a comunidade deveria se pronunciar e que vença a opinião da maioria.

Com a mudança, o tráfego na avenida Nestor Sampaio será possível apenas no sentido avenida Augusto Franco. Já o fluxo de veículos na rua Nelson Hungria terá direcionamento único com sentido à avenida Hermes Fontes. O trânsito na região será facilitado com a criação de um binário entre a Nestor Sampaio e Nelson Hungria.

A mudança no sentido da avenida Nestor Sampaio está judicializado e, na semana passada, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ingressaram com nova ação na Justiça pedindo a nulidade da ata da Condurb que prevê mudanças na artéria.]

Transporte público

Com a reorganização do trânsito, os trajetos de cinco linhas de ônibus que passam pelos bairros Luzia, Grageru e Ponto Novo serão alterados, ampliando o atendimento à população. As linhas são: 200 CIC1 – Circular Indústria e Comércio 01, 703 – Augusto Franco/Centro via Siqueira Campos, 706 – Santa Lúcia/Centro via Suíssa, 707 – Castelo Branco/Centro e 709 – DIA/Centro Via Clínicas.
O superintendente da SMTT ressalta que as mudanças nos percursos dos ônibus trarão benefícios para quem utiliza o transporte coletivo. “As cinco linhas de ônibus circularão ainda mais por dentro dos bairros e implantaremos mais de dez novas paradas de ônibus. Ou seja: o atendimento à comunidade será ampliado. A Nestor Sampaio e a Nelson Hungria são vias de grande fluxo e a mudança, pensada para a coletividade, trará importantes melhorias não só para o trânsito como também para quem utiliza o transporte público”, declara Renato Telles.
A partir desta segunda-feira, 2, os itinerários das linhas ficarão da seguinte maneira: a 200-CIC1 e 703-Augusto Franco/Siqueira Campos passarão pelas avenidas São João Batista, Acrísio Garcez, rua Sinézia Barreto Moura, rua Francisco de Assis Delmondes, avenida Augusto Franco, rua Bom Jesus dos Navegantes e rua Castro Alves – isso no sentido Castelo Branco/DIA.
A linha 706-Santa Lúcia/Centro passará pela avenida Augusto Franco, rua São Judas Tadeu, rua Rafael de Aguiar e avenida Edelzio Vieira de Melo. Já a 707-Castelo Branco/Centro circulará pela avenida São João Batista, rua Cel. João Gonçalves, rua Álvaro Nascimento, Largo Dom Fernandes Santos, avenida Acrísio Garcez, retornará para a avenida São João Batista e seguirá para as ruas Cel. Américo Batalha, Acre, Poeta José Sampaio e avenidas Gonçalo Rollemberg Leite, Dr. Francisco Moreira, Isaías Amâncio de Jesus e Augusto Franco.
A linha 709-DIA/Centro seguirá pela rua Castro Alves, rua José Deodoro dos Santos (Canal do Médici), av. Dulce Diniz (antiga estrada da Luzia), avenida Nestor Sampaio, rua Castro Alves, rua Bom Jesus dos Navegantes, rua Arnaldo Pereira Souza, rua Abigail Ferreira, rua Ministro Nelson Hungria e avenida Hermes Fontes.
Os itinerários das novas linhas já estão disponíveis no site da SMTT (www.smttaju.com.br) e através do app CittaMobi.

Leia Também

Aracaju vacina 12.672 pessoas contra Covid no primeiro dia de repescagem geral

Para alcançar toda a população adulta de Aracaju com a vacina contra a Covid-19, a …