terça-feira, 06/02/2024

Maçonaria, onde homens constroem significados

Compartilhe:

Por Antônio Carlos Garcia (*)

 

As redes sociais que hoje compõem uma vasta comunidade no mundo da internet trazem informações valiosas e outras nem tanto. Cabe a cada internauta ter o discernimento necessário para separar o joio do trigo. O mundo é, como canta tão bem Gilberto Gil, na música ‘A novidade’, “…tão desigual, tudo é tão desigual/De um lado este carnaval, de outro a fome total”. Mas está repleto de pessoas que fazem a diferença e que dão orgulho conviver com elas.

Seguindo no terreno fértil da internet, essa semana foi postada uma mensagem, em inglês, dizendo: “New York Masons; Where men build meaning”. A tradução literal é a seguinte: “Nova Yorque, maçonaria; onde homens constroem significados.” Ainda que seja questionável a veracidade da foto, que pode ter sido apenas uma montagem, o importante ali é a mensagem que ela traz. Salvo algumas exceções pelo mundo afora, na Maçonaria, homens constroem significados sim.

E não há limites para essa construção, porque vida é movimento. Ela não para quando desencarnamos, pois “não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana”, diz a frase atribuída ao psicólogo e escritor americano, Wayne Walter Dyer. Portanto, inevitavelmente, evoluímos todos os dias.

Os homens livres e de bons costumes estão, nas suas respectivas lojas, ajudando famílias carentes, trabalhando incessantemente pelo bem da comunidade. Exemplos não faltam, a começar pela Loja Maçônica Clodomir Silva tão bem conduzida, atualmente, pelo venerável Hernan Centurion Sobral, homem de olhar clínico e sensível para atender a todos, minorando o sofrimento de muitos. Também é digno de registro, a administração do grão-mestre estadual do Grande Oriente do Brasil/Sergipe, Wolnei de Melo Dias, que, com sua diretoria, está a implementar uma campanha para estimular os irmãos a doarem sangue. Doar é uma palavra-chave nesse mundo.

Citar a Loja Clodomir Silva não significa esquecer as outras lojas que compõem o GOB-SE, seus valorosos veneráveis e irmãos, tampouco deixar de lado a Grande Loja Maçônica de Sergipe, suas lojas jurisdicionadas e irmãos. Todos nós estamos trabalhando juntos, de forma incessante, para desbastarmos a pedra bruta e fazermos progressos.

Irmanados, estamos construindo uma sociedade melhor. Como bem nos diz o maçom Gilberto Costa-Silva, que diariamente nos brinda com mensagens estimulantes e edificantes, “a fortaleza de um maçom reside na busca constante de conhecimento, na prática dos princípios da fraternidade e na construção de um mundo melhor”.

Quem assim seja!

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Um punhado de infância 

Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   Desembarco no aeroporto de Guarulhos, SP, após …

2 comentários

  1. Gilberto J. Costa-Silva

    Parabéns nobre jornalista Antonio Carlos Garcia! Começar uma semana num domingo refletindo e observando o valor da Maçonaria na construção de significados e na busca por uma sociedade melhor. Precisamos manter um olhar crítico, considerando que organizações como essa podem ter diferentes perspectivas e interpretações. O papel das instituições na sociedade deve ser analisado com discernimento, reconhecendo tanto as ações positivas quanto as possíveis áreas de questionamento ou aprimoramento, por ser feita por homens e como você bem comentou, em constante evolução.

    A importância de um diálogo aberto sobre as atividades e objetivos das organizações, promovendo transparência e entendimento com certeza podem contribuir para o crescimento da Ordem e nossos. Ao destacar o trabalho filantrópico das lojas maçônicas, com discrição, tem sido crucial para atender parte das necessidades de equidade e inclusão da sociedade em tais iniciativas. A reflexão constante sobre o impacto social e a adaptação às mudanças na sociedade são elementos fundamentais para o progresso e a relevância contínua dessas organizações. Muito bom lermos sempre sobre isso. Forte e fraternal abraço a todos que fazem a nossa milenar Instituição em nosso Sergipe e gratidão por lembrar de alguns Luminares em seu belo texto!

  2. Chamar a atenção de mentes e corações sensíveis [nem por isto acríticos e melindrosos] para o compromisso do indivíduo diante doutros indivíduos e, por extensão, da comunidade, é gesto, nestes tempos de tão pouco altruísmo, de tão pouca sensibilidade ao fato de que o Conhecimento contribui para a elevação ética e moral, dos mais significativos e preciosos.
    Afinal, deixar-se polir e levar, concomitantemente, o polimento, é refinar-se, civilizar-se e educar-se. E esta sequência de transformação positiva será proporcionada aos semelhantes.
    @Antonio Carlos Garcia o faz com elegância e gratidão, pois, relaciona, com mestria, o valor da instituição maçônica com o cultivo dos princípios imateriais que conduzem a trajetória de vida de cada um, e que se concretiza plenamente quando se manifesta no cidadão consciente, entre irmãos via razão e em nome da bem administrada liberdade, sob as bençãos do Grande e Absoluto Arquiteto.
    Artigo sintético, entretanto, bem elaborado e oportuno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat