sexta-feira, 25/09/2020
A retomada das atividades comerciais será gradativa Foto: Lízia Martins\Ascom PMA

Empresários do comércio sergipano confiam nos rumos da economia brasileira

O índice de confiança dos empresários sergipanos na economia brasileira, neste mês de novembro, chegou a 123,7 pontos, o melhor indicador dos últimos seis meses. É o que revela a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostrando uma elevação de 3,5% na comparação com o mês de outubro.

A pesquisa mostra que os empresários sergipanos, diante dos sinais positivos de crescimento econômico, não descartam a criação de novos postos de trabalho. Pelo menos 67,2% dos empresários do comércio em Sergipe querem aumentar o número de trabalhadores.  Esse indicador é o melhor dos últimos dez meses, com 124,5 pontos. As empresas com mais de 50 empregados, de acordo com a pesquisa, estão mais propensas a elevar seu quadro funcional. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, comentou os resultados, lembrando que a economia no estado está em franca recuperação.

Laercio Oliveira, presidente da Fecomércio: “estamos vivendo dias muito bons”

“Nós estamos vivendo dias muito bons em nossa economia. Sergipe criou somente nos últimos dois meses 6.161 novos postos de trabalho. E isso anima os empresários, pois são mais pessoas ao mercado de consumo, movimentando as lojas e ajudando a recuperar as vendas do comércio e fortalecer a cadeia produtiva do estado. Os sinais de recuperação da economia vêm sendo graduais há alguns meses, mas atingiram um ritmo de aceleração entre setembro e outubro e novembro”, afirmou Laércio.

Ele disse, ainda, que a “a confiança do empresário em níveis maiores significam que há um sentimento de ânimo em relação às vendas do comércio e de que a economia mostra sinais de recuperação. O Brasil já está melhor e Sergipe pegou essa vibração e passou a apresentar essa elevação. Estamos em um momento mais ameno para o estado e isso eleva a confiança do empresário”, ressaltou.

 

Investimentos

No item investimentos, 49,2% dos empresários acreditam que este é um bom momento para ampliação de estoques, melhorias estruturais e paginação dos negócios, com o indicador apontando 171 pontos. De acordo com a pesquisa, os empresários do comércio também estão animados com a condição de melhora das próprias empresas.

Pelo menos, 96,8% deles disseram que seus negócios irão melhorar muito mais que esperavam anteriormente. Os empresários apresentam alto grau de confiança na melhoria das atividades empresariais do comércio, com o surpreendente indicador de 94,8% apresentado. Isso traduz que os empresários estão altamente animados com o crescimento da atividade comercial em Sergipe.

Os dados da pesquisa mostram que as empresas maiores, com mais de 50 empregados estão mais animadas com a evolução das atividades comerciais. O crescimento para esse segmento apontou 14,5% de elevação. E para as condições de atuação empresarial, o indicador surpreendeu com o crescimento de 24,5%.

Leia Também

Resgates superam investimentos no Tesouro Direto em R$ 1,14 bilhão

O Tesouro Direto registrou mais resgates do que investimentos em agosto. Foram realizadas 419.578 operações …