terça-feira, 08/06/2021
A direita, o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho

Governo apresenta potencialidades de Sergipe no Fórum de Investimentos Brasil

Apresentando Sergipe como potencial parceiro e sede de negócios a empresas de todo o mundo, o Governo do Estado participou do Fórum de Investimentos Brasil 2021, realizado nesta segunda (31) e terça-feira (01). Promovido em modalidade online neste ano, o evento é organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal, sendo considerado o maior do segmento na América Latina. A programação visa destacar as oportunidades econômicas oferecidas pelo país em setores estratégicos. 
 
O Governo de Sergipe esteve presente durante todo o evento em um stand virtual, mantendo uma equipe de plantão para fornecer informações e tirar dúvidas sobre o cenário sergipano de negócios. O grupo foi integrado por gestores, técnicos e especialistas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).
 
Durante a sessão reservada aos estados brasileiros, foram destacados os pontos fortes de Sergipe como atrativo para novos empreendimentos. O potencial energético do Estado esteve entre os aspectos lembrados, em especial na produção de gás natural. A modernidade regulatória deste setor, a presença do primeiro terminal privado de Gás Natural Liquefeito (GNL) do Brasil, e a descoberta de campos de exploração de petróleo e gás em águas profundas da costa, foram expostos como elementos favoráveis aos investimentos.
 
O secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho, ressaltou também a posição estratégica do Estado no mercado de fertilizantes. “O gás sergipano pode ser explorado não só do ponto de vista energético, mas na fabricação de fertilizantes nitrogenados, vidros, cerâmicas e cimentos. Além disso, temos o privilégio de ser o único produtor de potássio do país. Isso faz com que Sergipe entre com dois componentes fundamentais da produção de fertilizantes, atividade fundamental para a agricultura”, apontou.
 
O superintendente-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, sublinhou a receptividade do estado e a facilidade no acesso às esferas de decisão. “Sergipe está de braços abertos aguardando a visita dos empresários que queiram melhor conhecer as oportunidades que temos aqui no Estado, como a oferta do gás abundante, a consolidação de um novo pólo de fertilizantes e inúmeras outras atividades industriais”, afirmou.
 

Fórum

Iniciado em 2017, o Fórum de Investimentos Brasil chega a sua quarta edição. Somente em 2019, o evento reuniu mais de 1,6 mil participantes, com 58 países representados e 37 setores da economia contemplados.
Em 2021, o evento conta com a participação de autoridades governamentais, executivos, acadêmicos e imprensa, pautando temas ligados ao agronegócio, energia, infraestrutura, inovação, saúde e tecnologia, entre outros. A programação é composta por painéis, sala de apresentação de projetos e canais de networking.

Leia Também

Banco do Nordeste e CNC assinam acordo de cooperação técnica para comércio, serviços e turismo

O Banco do Nordeste e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo …