quarta-feira, 14/07/2021
O Fórum acontece amanhã e sexta-feira

Fórum Banco do Nordeste aborda agenda ASG no contexto do desenvolvimento regional

Com o tema central “Agenda ASG no protagonismo do desenvolvimento regional”, o Banco do Nordeste realiza, nesta quinta e sexta (15 e 16), o XXVII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. O evento abre espaço de diálogo sobre melhores práticas de gestão nas áreas ambiental, social e de governança em empresas, instituições públicas e financeiras.

Integrando as comemorações dos 69 anos do Banco do Nordeste, a serem completados na próxima segunda-feira (19), o evento será realizado de forma virtual, devido às recomendações de distanciamento social por conta da pandemia de covid-19. A veiculação de toda a programação será realizada pelo canal do Banco no YouTube (youtube.com/bancodonordesteoficial).

A 27ª edição do fórum reunirá importantes nomes dos âmbitos público e privado, representantes de instituições financeiras nacionais e internacionais, empresários, técnicos e pesquisadores. Assim abordará a agenda ASG no contexto corporativo e econômico diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos.

Programação

Romildo Rolim, presidente do BNB, participará da primeiro painel

Participam do painel de abertura do XXVII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, no dia 15, às 10 horas, o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim, o superintendente da Sudene, Evaldo Cavalcanti da Cruz Neto, e o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir José de Souza Tose. Eles debatem o tema “A agenda ASG nas instituições de desenvolvimento”.

Na quinta-feira, a programação é composta pelos painéis “ASG e bancos de desenvolvimento”, “Como integrar fatores ASG na análise de investimentos” e “Sistema Financeiro Nacional – regulação e autorregulação frente à transição para economia de baixo carbono e sustentável”.

O segundo dia de debates tem início com a sessão especial “50 anos do Fundeci”, às 9h30. Em seguida, o evento prossegue com os painéis “Inovação e negócios de impacto positivo”, “Indicadores ASG – referenciais para negócios de impacto positivo na década da ação” e “Liderança e governança como pilares ASG”. Confira a programação completa no portal do Banco do Nordeste (bnb.gov.br).

Especialistas

A agenda ASG traz ao mundo corporativo pautas relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança a serem consideradas por empresas que se comprometem com temas que despontam no tempo presente. Para aprofundar esse tema relevante e atual, especialistas nacionais e internacionais foram convidados a participar do fórum e contribuir com a disseminação desses conceitos.

Estão confirmados a especialista em instituições financeiras do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Maria Netto; o diretor de Sustentabilidade da S&P Global Ratings, Jésus Palacios; a diretora no Brasil do Global Reporting Initiative (GRI), Gláucia Terreo; a integrante do Conselho Administrativo do Pacto Global Brasil, Ana Buchaim; e a especialista em Sustentabilidade e SDG Pioneers pelo Pacto Global da ONU, Sonia Favaretto.

Também participam o diretor do Instituto Ethos, Caio Magri; a CEO da Safe Drinking Water for All (SDW), Anna Luísa Beserra; a gerente da Área de Investimentos Sustentáveis e de Impacto do BTG Pactual, Patricia Genelhu; a vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Ieda Novais; o diretor de Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva; o chefe de gabinete da diretoria de Regulação do Bacen, Ricardo Harris; o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Sérgio Gusmão Suchodolski; e o diretor do BNDES, Bruno Caldas Aranha.

50 anos do Fundeci

A trajetória do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) terá destaque na programação do XXVII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. Em sessão especial que celebrará os 50 anos do Fundo, ocorrerá lançamento de um selo comemorativo e de um novo edital de apoio financeiro a projetos.

A sessão terá participações do chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Antônio de Sousa Leite, e do CEO da startup Total Cross, Bruno Muniz, com moderação do superintendente de Políticas de Desenvolvimento do BNB, José Rubens Dutra Mota. Eles irão dialogar sobre a contribuição histórica do Fundeci para o desenvolvimento da pesquisa, inovação e difusão tecnológica no contexto da economia regional.

Leia Também

Sergipe é o sexto Estado em produtividade de leite no Brasil

O Estado de Sergipe desponta na sexta posição nacional em produção anual de leite por …