segunda-feira, 28/09/2020
Foto: ilustrativa.

FIES lançará índice de atividade econômica de Sergipe

O lançamento ocorrerá no último dia do I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe realizado na UFS

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) lançará por meio do Núcleo de Informações Econômicas e do Gabinete de Defesa de Interesses da entidade, o Índice Sergipano de Atividade Econômica (ISAE/FIES). O lançamento ocorrerá no próximo dia 30, no auditório do bloco da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, as 19h00, durante a realização do I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe.

Esse índice terá a função de fornecer a população um indicador que permita uma avaliação do desempenho da economia sergipana. A ideia de ter o ISAE como um indicador antecedente da dinâmica econômica de Sergipe, se faz necessária e relevante dada à defasagem de divulgação do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo IBGE e pelo fato de que com esse índice será possível avaliar dentro de um mesmo ano, a trajetória da atividade econômica.

Dentre as Federações de Indústrias do país, a FIES é a primeira a elaborar um indicador de atividade econômica. A construção desse indicador composto pelas atividades de agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços, o ISAE, é um trabalho construído pelo economista-chefe da FIES, Rodrigo Rocha, pelo professor de Economia da UFGD, Fábio Moura e do graduando em Economia e Direito, Luís Paulo Dias Miranda, que é o Coordenador do Gabinete de Defesa de Interesses da instituição.

O trabalho a ser lançado nesta semana contou com a colaboração imprescindível dos Professores do departamento de economia da UFS, Tácito Augusto Farias e Ricardo Lacerda, também Assessor Econômico do Governo de Sergipe.

Leia Também

Governo de Sergipe celebra acordo operacional com operadora de turismo Agaxtur

A partir desta segunda-feira (28), os produtos turísticos de Sergipe passam a ser comercializadas pelo …