domingo, 11/07/2021
O projeto Aprender Valor será implantado nas escolas Foto: Ascom/MEC

Educação financeira nas escolas é uma ótima notícia

David Rocha (*)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC) firmaram parceria para capacitar professores da rede pública para dar aula de educação financeira. Essa é uma ótima notícia, pois pode trazer um futuro mais próspero para todo o país.

Há muito venho debatendo o quanto é importante educarmos as crianças financeiramente, pois o que aprendemos na escola é como ter uma profissão. Devemos também aprender como cuidar do suado dinheiro que iremos receber por nosso trabalho.

O caminho tende a ser longo, mas esse primeiro passo vem como um belo farol iluminando o caminho de um futuro para uma nação mais rica.

Muitos irão pensar que somente os professores das matérias exatas irão dar essas aulas, mas não é bem assim. A educação financeira não é uma ciência exata. Na verdade, ela é mais psicológica e social do que somente numérica.

Os números são importantes, mas não é tudo.

A escola está dando os primeiros passos, mas cabe também às famílias assumirem as rédeas e dar o exemplo, pois as crianças aprenderão mais com o exemplo dos pais do que com os ensinamentos na escola.

Já que os pais são, de início, as figuras de autoridade e que merecem mais atenção, cuidem para que suas atitudes em relação ao dinheiro auxiliem os ensinamentos que os professores darão em sala de aula e, com certeza, o futuro do seu filho será próspero, ajudando assim a comunidade e como extensão em todo o país.

Se você ainda não sabe como pode auxiliar seu filho com as finanças, comece você estudando mais sobre o tema. Aqui no Só Sergipe, já deixei diversos textos sobre o assunto que podem auxiliá-lo a ter mais conhecimentos sobre finanças.

Atenciosamente.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

Inflação: o que você pode fazer para proteger seu poder de compra neste período?

Você acha que as coisas estão mais caras? Alimentos, combustíveis, roupas e até mesmo carros …