quarta-feira, 25/08/2021
Contas hackeadas estão cada dia mais comuns Imagens: uihere.com

Conta do Instagram hackeada? Siga estes passos

Cleomir Santos (*)

O que os usuários do Instagram têm em comum?

Se você fizer essa pergunta a pessoas influentes, elas irão responder: “os hackers”.

Recentemente, muitas dessas pessoas famosas, e até mesmo grandes marcas, experimentaram algo em comum – que é ter uma conta hackeada completamente. Isso mesmo,  com um e-mail alterado e acesso bloqueado.

Infelizmente, o número de contas que passa por isso, tem aumentado cada vez mais desde 2019. A invasão acontece quando um hacker consegue acessar sua conta do Instagram e altera suas informações – incluindo número de telefone e endereço de e-mail, para que você não possa sequer redefinir sua senha ou recuperar o acesso rapidamente.

Ficando até improvável desativar a conta do Instagram!

Essa situação também aconteceu com outros usuários que, ao acessarem o aplicativo no celular, perceberam que estavam fora de conta e sua foto do perfil havia sido alterada. Esse ataque foi evidenciado por milhares de usuários nos últimos meses.

Evidências de uma conta do Instagram hackeada

Só para ilustrar, imagine que você acessa o seu Instagram e percebe que não está visualizando seu perfil. Em seguida, você tenta fazer login, mas recebe uma mensagem de que seu nome de usuário não existe.

Dessa forma, você digita em um navegador a URL (endereço da web) do seu perfil. Exemplo: https://www.instagram.com/meajudacleovocê percebe que a conta ainda existe, mas a foto e outros detalhes foram alterados por um hacker!

Mas, o pior é que eles também alteraram seu e-mail, número de telefone e dados pessoais, com o objetivo de impossibilitar a recuperação da sua conta.

Por fim, mesmo ao tentar uma redefinição de senha, o Instagram irá ocultar o endereço de e-mail com asteriscos, e você percebe que o mesmo termina em “.ru”, que significa um site russo. Em algumas ocasiões pode ser apenas um Gmail, Hotmail, mas que você nunca ouviu falar.

O que fazer com uma conta do Instagram hackeada?

Primeiramente é entrar em contato com o próprio Instagram, embora você possa ser direcionado a uma página com perguntas e respostas automatizadas de recuperação de conta. Infelizmente o processo ainda é lento, mas aos poucos eles estão implementando melhores estratégias para solucionar este problema.

Dito isso, envie uma mensagem para o setor de recuperação de contas ou a equipe de suporte.

Certamente, recuperar o acesso à sua conta pode levar um dia inteiro, ou até mesmo uma semana, mas não desanime. Você terá sua conta de volta eventualmente, e geralmente dentro de 48 horas.

Proteja-se das ações dos hackers: altere todas as suas senhas

Ative a autenticação de 2 fatores após recuperar seu Instagram hackeado

É difícil identificar exatamente como um desses hackers tiveram acesso à sua conta. Às vezes, são invasões aleatórias; outras vezes, são ataques individuais a vários usuários.

Geralmente, isso acontece com mais frequência a usuários que não ativam a autenticação de 2 fatores. Essa proteção não deve estar apenas em contas de redes sociais, mas também nos endereços de e-mail e sistema operacional do seu celular.

Comece mudando todas as suas senhas após a recuperação do seu Instagram hackeado. Como você não tem certeza de onde o ataque se originou ou o que está colocando sua conta em risco, altere todas as senhas, incluindo e-mail, conta bancária, cartão de crédito e de outros canais de mídia social.

Confira abaixo outras ações que você pode fazer para se proteger desses ataques:

  • Pare de autorizar aplicativos de terceiros a se conectarem com suas contas de mídia social. Isso pode proteger seus dados;
  • Evite usar computadores compartilhados para acessar suas contas. Além disso, evite se conectar a hotspots gratuitos ou WiFi compartilhado;
  • Se o site permitir, habilitar notificações de login, para que você receba alertas quando alguém tentar acessar sua conta ou usar um IP diferente;
  • Remova informações privadas da internet. E se precisar torne suas mídias sociais privadas.

Em suma, embora seja impossível evitar todos os hackers que existem, é crucial limitarmos suas ações e capacidade de assumir o controle de nossas contas e, consequentemente, evitar uma invasão ao nosso Instagram.

Proteja-se hoje, antes que seja tarde demais!

Caso tenha dúvidas em relação ao que foi abordado no texto, deixe seu comentário abaixo. Ficarei feliz em te ajudar. Aproveite e opine sobre isso, ou sugira qual o próximo assunto que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

Um forte abraço!

 

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

 

Leia Também

Cuidado! Evite que o seu dinheiro perca o poder de compra

As tensões políticas, tanto no Brasil quanto em qualquer parte do mundo, podem afetar em …