segunda-feira, 19/10/2020
Proteja o seu Instagram

Como evitar que sua conta do Instagram seja invadida

Cleomir Santos (*)

Não é segredo para ninguém a vulnerabilidade das redes sociais hoje. E invadi-las pode ser muito fácil, caso essa conta não esteja protegida.

Evite que a sua conta seja “hackeada” seguindo os passos que o colunista e consultor de marketing digital, Cleomir, descreveu neste artigo, a fim de garantir a sua segurança.

1 – Defina as configurações de segurança para que seu Instagram não seja invadido

Em 2019 o Instagram atualizou e melhorou seu sistema de segurança, aplicando ferramentas poderosas de proteção à sua conta. Não é tão difícil de encontrar, basta fazer o seguinte:

Vá até o seu perfil e clique nas três barras no canto superior direito. Após isso, selecione o nome ‘Configurações’ e em seguida a opção ‘Segurança’.

Veja o passo a passo

Graças a essas novas atualizações, você poderá verificar os acessos feitos a sua conta sem que você tenha autorizado, e isso te ajudará a cuidar melhor da sua identidade.

2 – Ative a autenticação em duas etapas

A coisa mais preciosa na sua conta é sua senha, por isso essa etapa é essencial para protegê-la. Se você ou outra pessoa tentar acessar sua conta usando um dispositivo diferente do normal, a plataforma irá solicitar um código que você receberá via SMS ou outro aplicativo.

Sem esse código, é impossível para outra pessoa entrar no perfil. Na opção ‘Segurança’ vá até ‘Autenticação de dois fatores’ e pressione ‘Iniciar’. Em seguida, você pode escolher onde deseja receber o código.

3 – Configure a privacidade da conta no Instagram

Você quer escolher quem visualiza o seu conteúdo? Não se preocupe, o Instagram também oferece a opção de escolher quem pode ou não.

Na parte de ‘Configurações’ selecione a opção ‘Privacidade’ e escolha as pessoas que você não quer que vejam seus Stories ou publicações do feed.

4 – Verifique os aplicativos e sites vinculados à sua conta

O Facebook e o Instagram são como irmãos, essa integração entre as redes sociais não deve te preocupar. Por outro lado, link com outros aplicativos ou serviços aos quais você concede acesso é de certa forma preocupante.

Muitos desses aplicativos pegam seus dados, mesmo que você tenha usado apenas uma vez, portanto, se não for necessário utilizá-los, remova todos.

No mesmo menu ‘Segurança’ você encontrará a opção ‘Aplicativos e sites’, evite que alguma dessas plataformas invadam sua conta desvinculando os mesmos com a função ‘Remover’.

5 – Verifique sua lista de seguidores e configure a visibilidade dos seus Stories

Entre na parte ‘Privacidade’, selecione a última opção que diz ‘Contas que você segue’, lá você pode facilmente eliminar as pessoas que não deseja mostrar o seu conteúdo.

Caso não queira excluir esses usuários por completo, pode ir até a opção ‘Story’ e clicar em ‘Ocultar story de’ para gerenciar quem não pode vê-la sem ter que ser removido ou remover suas publicações do feed.

6 – Altere sua senha a cada 3 meses

Não confie em si mesmo, mude constantemente a senha da sua conta e use diferentes senhas em cada rede social. Dessa maneira, você torna o caminho mais difícil para os hackers.

7 – Atualize seu número de contato e e-mail

Verifique periodicamente em ‘Editar perfil’ suas informações privadas que aparecem no final. O seu e-mail e número de telefone serão as principais formas de recuperar suas contas caso alguém queira invadi-las, sempre verifique isso.

8 – Verifique sua lista de seguidores e configure a visibilidade dos seus Stories

Em uma das últimas atualizações do aplicativo, foi implementada a opção de verificar os e-mails que o Instagram envia para você, já que se virou moda invadir contas através de e-mails não oficiais.

Na opção ‘Emails do Instagram’, procure as mensagens em ‘Segurança’, se for alguma atividade suspeita e qualquer outra coisa aparecerá em ‘Outros’. Evite cair na armadilha sempre comparando os e-mails que você recebe na sua caixa de entrada, se o e-mail que você recebeu não aparecer no aplicativo, marque-o como “spam”.

Dicas adicionais para proteger sua conta do Instagram

  • Bloqueie mensagens robôs do direct no Instagram;
  • Oculte o seu status de atividade;
  • Evite marcações que você não autorizou;
  • Bloqueie perfis com automações;
  • E se for uma conta pessoal, torne sua conta privada.

(*) Consultor de Marketing Digital, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, aquela reunião com boas companhias, fissurado em viajar e um ótimo comunicador que ajuda pessoas e pequenos empreendedores através de conteúdos no Portal Me Ajuda Cleo.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

15 de outubro: o professor nosso de cada dia e o descaso dos gestores 

Em 15 de outubro de 1827, o imperador Pedro I baixou um Decreto Imperial criando …