quinta-feira, 18/04/2024
A consequência das emissões dos gases efeito estufa (GEE) será nefasta sobre diversos ecossistemas do planeta, como mares, rios, florestas Foto: Sedurbs/ASN

Artigo técnico produzido pelo SergipeTec fala sobre a mudança climática e o futuro

Compartilhe:

As mudanças climáticas e seus efeitos a médio e longo prazo, bem como as oportunidades que podem surgir a partir delas, são destaque no novo artigo científico produzido pelo Sergipe Parque Tecnológico.

Desta vez, sob autoria do presidente da instituição, Eduardo Prado, o material fala sobre a forte pressão dos efeitos da Mudança Climática (“Climate Change”) no mundo.  O material destaca que a consequência das emissões dos gases efeito estufa (GEE) será nefasta sobre diversos ecossistemas do planeta, como mares, rios, florestas, e etc, com impacto brutal sobre o ser humano, como por exemplo, com chuvas torrenciais, queimadas, fortes secas, etc.

Problemas para a agricultura Foto: Fernando Augusto/ASN

O artigo destaca ainda que a agricultura terá grandes problemas, como a falta de água e a redução das terras cultiváveis. “A temperatura do planeta deverá ser mantida em 1,5º C. Para isso, a redução das emissões de GEE precisarão cair pela metade até 2030, e reduzir o mesmo índice até 2040, para  ser “zerada” em 2050. Pelo andar da “carruagem”, a pressão das necessidades de energia pós-Covid e a guerra recente da Ucrânia, a temperatura pode chegar até 3,2º C. Se isso acontecer será a morte para grande parte do nosso planeta!”, pontua Eduardo Prado.

O artigo informa ainda que a ONU vaticinou, no fim do ano passado que, neste caso, teremos 17 milhões de “refugiados climáticos” apenas na América Latina. “Nos próximos 30 anos tudo terá que ser “verde”: agricultura, cimento, siderurgia, transporte, redes elétricas, edifícios, etc. A energia renovável – solar, eólica e hidrogênio verde – e o carro elétrico serão a bola da vez, e o petróleo e o gás perderão espaço na corrida climática até 2050”, completa o autor.

Mas,  paralelo aos pontos negativos, Eduardo Prado também pontua diversas novas oportunidades de negócios que podem surgir neste novo cenário, como por exemplo o uso intensivo da tecnologia, uso maciço da inteligência artificial, das energias renováveis, novas formas de energia limpa, inovações disruptivas, novas startups e um número considerável de “unicórnios” (startups com valor de mercado acima de 1,0 BUS$).

Para conhecer mais sobre o assunto e as grandes oportunidades associados à Mudança Climática, acesse este artigo inédito no link: https://sergipetec.org.br/artigos-tecnicos/.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Mais de 160 serviços chegam à cidade de Carira na 26ª edição do ‘Sergipe é aqui’

O município de Carira, conhecido como a capital sergipana do milho, receberá, nesta sexta-feira, 19, …

WhatsApp chat