terça-feira, 20/10/2020
O projeto será ampliado para outras escolas Foto: Aracajucard

Aracajucard e Colégio Jackson de Figueiredo iniciam projeto inédito

Os estudantes do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo começaram a ter acesso ao estabelecimento, hoje, 16, com o cartão Mais Aracaju.  O colégio faz parte de um projeto piloto com o Aracajucard, gestora da bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana.  O objetivo é controlar o acesso dos alunos com o cartão.

“Agora nós podemos ter mais tranquilidade, em relação ao ambiente, embora a gente ainda tenha dificuldades com recursos humanos, como a falta de vigilante no período da tarde, mas só de entrar apenas com o cartão, não temos mais a preocupação de uma ou outra pessoa adentrar na escola”, afirmou a diretora, Margareth Santos Machado.

Mesmo os alunos que não possuíam o cartão, por não utilizarem o transporte coletivo, fizeram o cadastro na escola, justamente para terem acesso. Além da segurança, o projeto visa diminuir a evasão escolar, porque se o estudante passa cinco dias sem ir às aulas, o passe fica bloqueado. Para desbloqueio ele precisa ir á unidade para pegar declaração escolar.

Com o cartão, o Aracajucard tem o registro de entrada, saída e tempo de permanência do aluno na escola; controle de frequência e ausência na escola por período, horário e turma; embarque (dia, horário e destino) no sistema de transporte coletivo; e análise das faltas de acordo com a validação da instituição.

“A parceria é fundamental para que pudesse desenvolver o controle de acesso dos estudantes, é mais uma ampliação da utilização do sistema que é utilizado pelo município. Tomamos como parâmetro esse colégio, conversamos com a diretora, vimos as dificuldades e hoje todos os estudantes têm que passar pela catraca. Essa informação vai para uma rede, que é disponibilizada à escola, ao Aracajucard e aos pais”, salientou o diretor-executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio.

Para os usuários que utilizam o cartão Mais Aracaju Escolar, será possível também checar o horário e a linha de deslocamento à escola. O acesso será feito por meio de uma senha individual e intransferível, através do Portal do Aluno, no site.

Leia Também

Sintrase entra com ação da Justiça para impedir o retorno às aulas presenciais em Sergipe

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) dará entrada, hoje, …