terça-feira, 27/01/2026
trabalho Iguá Sergipe
A setorização consiste na divisão do sistema de abastecimento em microáreas operacionais Foto: Ascom/Iguá Sergipe

Iguá Sergipe inicia setorização em cinco municípios para melhorar abastecimento

Compartilhe:

A Iguá Sergipe deu início a um conjunto de intervenções estratégicas em cinco municípios sergipanos com foco na melhoria da eficiência operacional e na redução de impactos em casos de manutenções emergenciais no sistema de abastecimento. As ações contemplam a instalação de sistemas de bombeamento e ampliação das redes de distribuição de água em Nossa Senhora do Socorro, Canindé de São Francisco, Tobias Barreto, Lagarto e Itabaiana.

A setorização consiste na divisão do sistema de abastecimento em microáreas operacionais, permitindo maior controle da pressão da água, monitoramento mais preciso da rede e identificação mais rápida de vazamentos e falhas. Com essa estratégia, eventuais manutenções ou intercorrências passam a atingir uma área menor, garantindo mais agilidade na retomada do fornecimento e menos impacto para a população.

De acordo com o gerente operacional da Iguá Sergipe, Nayrlon Medeiros, a medida representa um avanço importante na gestão do sistema.

“A setorização permite dividir o sistema em microrregiões, o que possibilita que, em caso de alguma ocorrência, tenhamos uma área menor de impacto e um retorno mais rápido do abastecimento quando necessário. É uma ação fundamental para tornar a operação mais eficiente e o serviço mais confiável para a população”, destaca.

As intervenções já foram iniciadas e fazem parte do conjunto de investimentos previstos no Plano Verão, que reúne ações preventivas e estruturantes para reforçar a operação durante o período de maior consumo e altas temperaturas.

Sobre a Iguá Sergipe

Com a concessão parcial dos serviços de saneamento básico, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado. Desde o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia executa um amplo plano de investimentos em saneamento, com impacto positivo para mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos de contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, a empresa atua para ampliar o acesso aos serviços, promover saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável em Sergipe.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Terapeutas Viviane Vieira Machado e Mima Souza

Projeto “Prazer em Conhecer” lança protocolo integrado de sexualidade e emoções, em Aracaju

Por Antônio Carlos Garcia (*) Nesta terça-feira (27), às 19 horas, na Spazio Valore Coworking, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat