terça-feira, 18/11/2025
O Museu está na praça General Valadão, no centro de Aracaju Foto: Jorge Henrique

Bradesco Seguros traz Museu Itinerante a Aracaju

Compartilhe:

Hoje e amanhã – das 11 às 20 horas –  os sergipanos podem visitar, gratuitamente, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil,  na praça General Valadão, no centro da capital. Ele reúne acervos do Comitês Olímpicos Internacional (COI), Brasileiro (COB)  e dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. Hoje cedo, executivos da Bradesco Seguros que atuam em Sergipe foram visitar o caminhão e depois a exposição foi aberta ao público.

O museu é dividido em cinco seções: “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” – e apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos.

Garota refletindo sobre os Jogos Olímpicos Foto: Jorge Henrique
Garota refletindo sobre os Jogos Olímpicos
Foto: Jorge Henrique

Há também tochas olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. E, ainda, vídeos temáticos e totens interativos.

A iniciativa do museu  sobre rodas – suas duas carretas, portanto, duas exposições – é do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016. Além da carreta que fica até terça-feira, 17, em Aracaju, há outra que estará em Belém (PA), na praça do Relógio até quarta-feira,

Trajeto –  Em duas carretas com roteiros distintos, a exposição, que começou em 30 de abril e vai até 31 de julho, completará um percurso por 45 cidades em todo o território nacional. Juntos, os veículos, que partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO), percorrerão cerca de 30 mil quilômetros.

Os trajetos se encontram em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.

“O Museu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, declara Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.

 “Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo o Brasil”, completa o executivo.

De acordo com Maria Eugênia Saturni, Diretora da Base7 — empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil — um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público.

“O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem como fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas”, destaca Maria Eugênia.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Maratona de Aracaju Banese 2025

Maratona de Aracaju Banese 2025 tem medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima entre 10 mil atletas confirmados

  Uma das maiores corridas de rua do Nordeste vai contar com 10 mil atletas. …

WhatsApp chat