terça-feira, 12/05/2026
Houve queda na produção industrial Foto: Agência Brasil

Produção industrial brasileira fecha 2019 com queda de 1,1%, segundo IBGE

Compartilhe:

A indústria extrativa do país fechou 2019 com uma queda de 1,1%, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta terça-feira (4) pelo IBGE , o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado veio depois de duas altas consecutivas, em 2017 (2,5%) e 2018 (1%).

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, um dos responsáveis pela queda de 2019 foi o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, que teve impacto importante no recuo de 9,7% das indústrias extrativas no ano.

Dezesseis das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram queda no ano. Entre os principais resultados negativos estão segmentos de metalurgia (-2,9%), de celulose, papel e produtos de papel (-3,9%) e de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-9,1%).

Por outro lado, dez atividades tiveram alta e evitaram um desempenho mais negativo da indústria, entre elas produtos alimentícios (1,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,1%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%), produtos de metal (5,1%) e bebidas (4%).

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, a queda foi puxada pelos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-2,2%) e pelos bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos (-0,4%). Já os os bens de consumo tiveram alta. Os duráveis cresceram 2% e os semi e não duráveis, de 0,9%.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Ceasa Aracaju, milho

Cresce oferta de milho verde na Ceasa Aracaju com proximidade das festas juninas

  Em junho, Coderse vai montar 46 bancas em espaço coberto exclusivo na Central de …

WhatsApp chat