terça-feira, 23/04/2024
2023 se despede, então, boa viagem Imagem: Pixabay

2024: Feliz Ano Novo, o ano todo

Compartilhe:

Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)

 

Atenção passageiros da nave 2023, estaremos dentro de pouco instantes, começando uma nova viagem, com o tempo previsto de 366 dias. 2024 é ano bissexto, teremos um dia a mais. 24 horas para se gastar como quisermos e/ou pudermos.

Definam bem seu destino, e embarquem na plataforma 2024. Quem tiver na bagagem: mágoas, ressentimentos, indecisões, tristezas, frustrações, pendências em geral, por gentileza deixá-las no balcão 2023. Elas pesam muito, fazem mal para saúde, e serão um fardo no ano novinho que está a nos esperar.

A vida é uma viagem, aproveite o percurso, tudo é tão fugaz, muda a todo instante.

Os passageiros que portarem sorrisos nos lábios, coração aberto, capacidade de amar, visão de futuro, olhar voltado para o belo, mãos aptas a construir coisas novas e edificantes, terão assentos preferenciais ao lado da janela da felicidade.

Solicitamos a todos que apertem o cinto da esperança e recomendamos que ninguém, em hipótese nenhuma, utilize a saída de emergência durante a viagem.

Caso haja turbulência, com certeza haverá, mantenham a calma e a confiança no piloto da aeronave, o Senhor Deus, senhor de todas as coisas. Ele sabe tudo e conhece cada um de nós; por isso estará ao lado de cada passageiro.

A todos, uma excelente viagem, lembrando que o ano de 2024 é o primeiro do restante de nossas vidas. Aproveite cada momento, inclusive os ruins que servem de aprendizado. Se me permitirem um singelo conselho, caro leitor, amiga leitora, viva de forma mais intensa o tempo que se apresenta; pois o tempo só anda pra frente.

Deus criou o tempo, os homens inventaram o calendário: com dias, semanas, meses e anos. Finda mais um ano, logo mais teremos um ano novinho em folha.

Assim o tempo segue seu curso; termina um ano, começa outro para tomarmos fôlego, a fim de continuarmos na labuta diária.

Recomece! Se refaça! Recorra ao inesgotável baú de memórias, relembre das boas coisas, dos bons momentos. Quando, lá na frente, a vida não lhe sorrir, lance mão do estoque de fé; abra um largo sorriso, e lembre-se: você está vivo. Viver é dádiva, e comece novamente. A vida é cíclica. Encerramos um, começa outro. A vida é movimento; sempre em transformação.

Ouvi dizer que ano de 2023 foi um ano perdido, mas te digo que não é verdade…

Em 2023 foi o ano que aprendi muito; conquistei coisas novas. Me reinventei, superei barreiras, e a maior delas foi teimosamente manter-me vivo e ativo. Viver é perigoso. A vida é frágil, fugaz, um sopro, que pode acabar no momento seguinte. Continuar vivo é privilégio. Perdi amigos em 2023. Saudades!

Como os sonhos são minha matéria prima, sigo realizando pequenos desejos.

Aos 65 anos, completados recentemente, engenheiro agrônomo há 42, estou cursando 6º semestre de jornalismo. Em dezembro iniciei um MBA em Gestão Pública. Aprender coisas novas me impulsiona a seguir em frente. O ambiente acadêmico, cercado de jovens, me motiva a buscar o novo. Cheguei no outono da vida com fome e sede de conhecimentos e descobertas.

Fecho o ano escrevendo para 22 jornais, blogs e Portais de notícias de diferentes cidades brasileiras. Em 2023 entrei para o IHGM, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, e ABLA, Academia Barreirense de Letras e Artes. Dois templos de cultura.

A exposição “Andanças pelo Mundo” do globetrotter Luiz Thadeu acontece em São Luiz do Maranhão

A exposição de fotografias “Andanças pelo mundo”, ocupou por dois meses o espaço nobre Mirante da Cidade, no centro de São Luís.

A convite do governador Carlos Brandão, meu colega dos bancos escolares do Colégio Batista Daniel de La Touche, faço parte da Secretaria de Turismo do Estado.

Como subsecretário, muito me honra a oportunidade de mostrar um pouco do olhar e experiência dessa caminhada por 151 países deste imenso mundão.

2023 se despede, e como realista esperançoso de dias melhores, só me resta pedir à Papai do Céu que nos abençoe, ilumine e proteja no ano que se avizinha.

Agora é respirar fundo, pois tem muito mundo pela frente. O que a vida exige de nós é coragem.

Em 2024, “para você, desejo o sonho realizado. O amor esperado. A esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir. Todas as músicas que puder emocionar. Desejo que os amigos sejam sempre cúmplices, que sua família esteja muita unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas, mas nada seria suficiente… Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, rumo à sua felicidade”, diz Carlos Drummond de Andrade.

Bença pra quem é de bença, saravá pra quem for de saravá, axé para quem for de axé, salam para os de salam, shalom para quem for de shalom, namastê para quem for de namastê, beijo para quem for de beijo, abraço pra quem for de abraço.

Um brinde à vida, à nossa capacidade de resiliência. Um brinde à 2024, com seus mistérios e vicissitudes. Vamos em frente.

 

Compartilhe:

Sobre Luiz Thadeu Nunes

Avatar photo
Eng. Agrônomo, palestrante, cronista e viajante: o latino-americano mais viajado do mundo com mobilidade reduzida, visitou 151 países em todos os continentes da Terra. Membro do IHGM, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; ABLAC, Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências. Autor do livro “Das muletas fiz asas”. E-mail: luiz.thadeu@uol.com.br

Leia Também

Lansky, o anjo sujo

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Considero-o um dos maiores nomes do cinema, de …

WhatsApp chat