quarta-feira, 10/08/2022
Canais digitais e tecnologias estão mudando a forma como as empresas podem gerar leads e ganhar dinheiro Imagem: Uihere

Transformação digital: 10 razões para investir no seu negócio

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Cleomir Santos (*)

Independentemente do segmento em que sua marca está presente, para prosperar no campo de batalha comercial de hoje, seu negócio precisa adotar as tecnologias emergentes e, também, canais digitais que estão associados à experiência do cliente.

Se você deseja garantir um futuro sustentável para sua marca, será necessário investir tempo, dinheiro e energia em sua estratégia de transformação digital. Ela vai ajudá-lo a se envolver com os consumidores, melhorar a eficiência operacional, reduzir o tempo necessário para levar produtos ou serviços ao mercado e impulsionar a inovação.

Algumas pesquisas preveem que, até 2025, os gastos com estratégias de transformação digital cheguem a US$ 2,8 trilhões globalmente, mais que o dobro do custo em 2020. Esse investimento ajudará as organizações a buscarem uma estratégia digital abrangente para pessoas, processos, tecnologia, dados e liderança.

Para inspirar seus esforços, você encontrará neste artigo 10 razões pelas quais seu negócio precisa investir e acelerar sua transformação digital.

 

Cultura do Consumidor

  1. Quase 92% dos usuários globais da internet assistem a vídeos todas as semanas de acordo com o Digital 2022: April Global Statshot Report. Isso inclui vídeos musicais e tutoriais para jogos, sem contar, vídeos de influenciadores.

A mídia impressa, embora ainda relevante, é uma força menos potente do que era antes. A fome atual por conteúdo visual é inerentemente digital (basta olhar para a ascensão fenomenal do TikTok) e para se conectar com seu público-alvo você tem que oferecer conteúdo de vídeo envolvente. Canais digitais e pontos de contato são a melhor maneira de entregar tais comunicações.

  1. Na era do nativo digital, abordagens tradicionais de comunicação promocional e interna terão dificuldades para fornecer os resultados necessários para atrair potenciais clientes ou gerar receita.

 

  1. Em uma pesquisa recente feita em diversos países, mostrou que 62% dos usuários da internet admitem dormir com o telefone e 80% dão aquela olhadinha nos primeiros dez minutos ao acordar.

Isso apenas dá uma noção de quão viciadas e dependentes as pessoas estão de seus celulares e da tecnologia digital. Certifique-se de otimizar seu conteúdo (blog, sites, e-mails, etc.) para celulares e tornar perfeita a experiência do cliente para garantir que os mesmos estejam envolvidos e facilitando as compras através desses canais.

O Estado da Transformação Digital

Aqui exploramos o atual ambiente profissional e, como tal, a necessidade da transformação digital.

  1. A pandemia da Covid-19 forçou a aceleração das transformações digitais nas empresas. Isso mostra que as marcas têm focado em serviços e produtos digitais para competir em um mercado repleto de mudanças e fornecer o que os clientes querem e precisam. Embora esse nível de adoção possa ter sido inesperado, é a maneira que as empresas precisam continuar operando para prosperar.

 

  1. Empresas com uma equipe executiva digitalmente experiente superam seus patamares em 48% em termos de receita. Por outro lado, não basta que apenas os colaboradores estejam atualizados com o digital, a equipe executiva também precisa ter as habilidades e conhecimentos desejados para conduzir uma estratégia de transformação digital.

 

  1. 63% das empresas esperam receber retorno financeiro em três anos por seus projetos de Internet das Coisas (IoT), afirma o Gartner. Ao investir no poder da IoT através de tecnologias como automação, chatbots e pesquisa por voz, você está a um passo de acelerar seu sucesso em vendas.

 

O Poder da Transformação Digital

Insights sobre o inegável poder da transformação digital na era moderna.

  1. Há uma clara correlação entre o nível de transformação digital e o desempenho financeiro. As empresas que aplicaram nos últimos anos a jornada digital conseguem o dobro da taxa de crescimento daqueles que estão nos primeiros estágios. Com a geração de receita sendo o principal objetivo de crescimento e aceleração dos negócios, esta é uma prova clara da importância de investir em transformação digital.

 

  1. Canais digitais e tecnologias estão mudando a forma como as empresas podem gerar leads e ganhar dinheiro. Pela primeira vez, o New York Times informou que a receita de produtos digitais e assinaturas online ultrapassaram o modelo tradicional, enquanto a febre global Amazon prevê que as vendas de comércio eletrônico cheguem a US$ 729 bilhões em 2022 (apesar de uma queda em relação ao ano de 2020 no início da pandemia da COVID-19). Isso mostra o poder e influência do digital e seu impacto nos negócios.

 

  1. A ‘Pesquisa CMO’ revelou que o investimento em atividades de marketing digital aumentou entre 2021 e 2022. As principais áreas em que as empresas estão investindo são análise de dados (78%), otimização de sites da empresa (74%), mídia digital, SEO (71%) e sistemas ou plataformas de tecnologia de marketing (70%). A riqueza de canais digitais, plataformas e pontos de contato disponíveis estão em ascensão e, investindo nessas áreas, você está prestes a desfrutar de um nível de sucesso contínuo nos negócios.

 

  1. Quase um terço da população está abaixo dos 20 anos, seguido por 30% entre 20 e 39 anos de idade. – Com mais de sessenta por cento da população mundial com menos de 30 anos, há mais nativos digitais (ou nômades digitais) do que nunca. Para continuar atraindo e engajando essa geração de consumidores digitalmente conscientes, investir em transformação digital não é nada menos do que essencial.

 

Conclusão

A transformação digital é crucial para garantir o sucesso do seu negócio. E isso não significa apenas que você precisa das mais novas e mais eficazes tecnologias, você também precisa de uma força de trabalho que possa impulsionar a transformação.

A maneira mais eficaz de garantir que seus colaboradores estejam preparados para esse desafio – e com as habilidades digitais mais importantes – é essencial fornecer treinamento e capacitação aos mesmos. Isso pode incluir cursos on-line curtos ou um programa personalizado que abrange os fundamentos do marketing digital.

O que quer que sua empresa precise, é crucial avaliar suas capacidades digitais e descobrir onde estão as lacunas que ajudarão você a alcançar o crescimento.

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

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(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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