domingo, 21/04/2024
Marketing
Para você que não quer gastar seu tempo e recursos desenvolvendo estratégias que não serão eficazes

Tendências de marketing que ajudarão você a vender mais em 2023

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Cleomir Santos
Cleomir Santos (*)

2022 tem sido um ano de muitas mudanças e novas tendências no mundo do marketing. Agora que estamos no último mês do ano, é uma boa hora para analisar tudo o que você aplicou no seu negócio ou marca pessoal, e identificar o que deu certo e o que não deu.

Também é hora de rever as tendências previstas para 2023 antes de elaborar seu plano de marketing.

Você deve estar se perguntando:

E por que fazer isso Cléo?

Porque você não quer gastar seu tempo e recursos desenvolvendo estratégias que não serão eficazes ou que não irão trazer bons resultados.

 

Importância de conhecer as tendências de marketing

Hoje em dia é importante que qualquer empresa ou marca pessoal conheça e identifique as próximas tendências do marketing, uma vez que elas são fundamentais para o seu sucesso e também facilitam a tomada de decisões dentro daquele negócio.

Pelo menos nas últimas duas décadas essas tendências mudaram constantemente, tornando sua análise uma questão importante para os profissionais de marketing, que devem estudá-las para acompanhar o que está acontecendo no ambiente digital.

O motivo é que o principal objetivo de analisar é saber, então, como adaptar as estratégias e ações de vendas às novas demandas dos consumidores.

Se você tem um negócio próprio, é fundamental acompanhar e estudar cada tendência do seu segmento.

Uma vez que tenhamos clareza sobre a importância de conhecer essas tendências, o próximo passo é saber quais benefícios elas oferecem.

Eu falo sobre eles logo a seguir, confira:

1. Conhecer e entender as tendências ajuda sua marca a sair na frente da concorrência.

Sua marca ou negócio estará sempre um passo à frente dos demais, conhecendo as tendências e sabendo como implementá-las.

Você pode contar com blogs de notícias e redes sociais do seu setor ou em plataformas como:

2. Estar por dentro das atualizações e tendências, mantém seu conteúdo atualizado.

Essa é uma maneira de alinhar seu conteúdo e adequá-lo à voz da marca e às tendências atuais. Se você quer que seu conteúdo se diferencie dos outros, ele precisa ser relevante para que incentive seu público a interagir com suas postagens e compartilhá-las com mais frequência.

E se minha empresa ou marca não estiver atualizada com as tendências atuais?

Simples. Ela não será relevante para o público, e dificilmente irá chamar a atenção deles.

📌 Quando você cria conteúdo valioso com um tema envolvendo tendências, isso ajudará a manter seu público cada vez mais interessado.

3. Compreender e implementar tendências traz oportunidades de negócio em qualquer segmento.

Oportunidades essas que possibilitam saber quais são as melhores estratégias para aplicar em uma marca, o conteúdo que vai trazer mais interações e a criação de anúncios eficazes, fazendo com que mais pessoas saibam no que o seu negócio está focado.

Mais uma vez, digo que conhecê-las e implementá-las ajudará você a chamar a atenção do seu público.

Tendências de marketing para 2023

Agora vamos ver quais são as tendências que estão previstas para 2023 e que você precisa saber antes de planejar sua estratégia de marketing para o próximo ano.

Tenha em mente que, depois de identificar as tendências que você vai aplicar, certifique-se de que elas estejam alinhadas com o seu negócio, dessa forma, você poderá adaptá-las e ser mais criativo quando for implementá-las na prática.

Preste atenção a essas tendências se você quiser alcançar resultados no menor tempo possível, com os recursos que você tem ou com um investimento justo.

Marketing vertical

Quando falo de marketing vertical, não estou me referindo ao conteúdo vertical, ou celular deitado rsrsrs. Estou me referindo a um tipo de marketing que implementa diferentes ações com o mesmo propósito.

Uma das vantagens que ele oferece, é ser delimitado e permite que você crie uma mensagem única para todos os clientes.

👉Por exemplo, se você tem um consultório odontológico pode oferecer seus serviços para clientes de diferentes idades e com necessidades específicas.

Desde a construção de uma mensagem para o adolescente que quer ter dentes perfeitos até a adaptação da mesma, para a mãe desse adolescente, compartilhando os benefícios que seu filho terá ao iniciar um determinado tratamento odontológico.

Consegue entender isso?

 

Colaborações

As colaborações entre marcas e criadores continuarão em 2023. Se você está pensando em incluí-los em sua estratégia de marketing, certifique-se de escolher pessoas que compartilhem dos mesmos valores da sua marca. Evitando que a credibilidade e a reputação da sua marca sejam afetadas.

 

Podcast, mais que uma tendência

Desde a ascensão dos podcasts em 2020, cada vez mais marcas estão aderindo a essa tendência, que como você pode ver não foi temporária, pelo contrário, continuará a crescer de forma constante nos próximos anos, de acordo com a Statista.

Número de indivíduos que ouvirão podcasts em todo o mundo entre 2017 e 2026 (em milhões)

Créditos: Statista

Os chatbots vieram para ficar

Sua empresa pode vender 24 horas por dia, 7 dias por semana, graças a chatbots no Instagram, Facebook e WhatsApp. Isso certamente irá acelerar o crescimento da sua marca e aumentará as vendas, porque através deles você pode:

  • Criar um atendimento personalizado.
  • Dá respostas oportunas.
  • Ter comunicação constante 24 horas por dia, 7 dias por semana, com seus clientes em potencial e clientes recorrentes.

Você pode investigar mais sobre essas e outras tendências do marketing e não se esqueça, coloque seus conhecimentos em prática. 🙌

Obrigado por ler esse artigo até o final, e por acompanhar a minha coluna ‘Marketing Descomplicado’.

Desejo ótimas festas a todos, com muita paz e saúde. Nos vemos em 2023!

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(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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Sobre Cleomir Santos

Cleomir Santos
(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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