sexta-feira, 15/01/2021
Reunião entre representantes dos shoppings e Governo do Estado, no Palácio de Depachos Foto: Mário Sousa/Agência Sergipe

Shoppings de Sergipe poderão ser reabertos antes do Dia dos Pais

Antes do Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto (dia 9), os cinco shoppings de Sergipe poderão ser reabertos. Essa possibilidade será discutida e talvez oficializada na próxima quinta-feira, 30, durante reunião do Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere), que já contará com a presença do governador Belivaldo Chagas. Ele cumpre isolamento domiciliar por ter testado positivo para a covid-19.  Hoje, os representantes dos shoppings se reuniram com o secretário de Governo, José Carlos Felizola, quando garantiram que os centros comerciais tomaram todas as providências para o retorno ao trabalho.

O secretário José Carlos Felizola frisou que a reabertura desse setor deve ser responsável e que todos os cuidados necessários de segurança sanitária sejam respeitados. “A grande prioridade do Governo é preservar a vida das pessoas, sejam pelas questões sanitárias, questões de internações e número de leitos disponíveis. Mas é preciso, também, debater a retomada da economia”, destacou o secretário Geral de Governo.

As sugestões dadas pelos representantes dos shoppings serão apresentadas ao governador Belivaldo Chagas e discutidas durante reunião com o Comitê Gestor de Emergência (CGE), prevista para quarta-feira, 29, e depois levadas para o encontro do Cogere. “O setor é muito importante e nós precisamos avaliar, com calma, uma série de condicionantes, além do cenário epidemiológico. O que fizemos, hoje, foi ouvir, discutir ideias e propostas sanitárias para que a gente possa apresentar aos comitês científico e de retomada da economia”, disse Felizola.

Oportunidade e boa vontade

Junior Goveia, do Jardins: oportunidade

A reunião agradou os representantes dos estabelecimentos comerciais, a exemplo do superintendente do Shopping Jardins, Junior Goveia. Ele disse que “pela primeira vez tivemos oportunidade de apresentar nossa proposta ao Governo do Estado, com as medidas já implementadas de forma efetiva, nos shoppings de Sergipe. Isso foi muito produtivo, fomos bem recebidos pelo Governo e saímos esperançosos de que, em breve, retomaremos nossas atividades”.

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar várias medidas que já foram implementadas em alguns shoppings do país, seguindo a recomendação da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), e esperamos que esse cabedal de informações traga a reabertura dos shoppings, no menor tempo possível”, completou.

Messias Peixoto: “um alento”

E o empresário Messias Peixoto, dono do Shopping Peixoto, em Itabaiana, disse que “a receptividade do governo foi incrível”. Segundo ele, ficou pendente marcar a data definitiva para retomada da economia. “Senti bastante boa vontade e acredito que os shoppings estarão abertos o mais breve possível”, disse, contudo, sem especificar uma data, pois isso será tratado pelo Cogere.

“Essa reunião, esse alento que o Governo do Estado proporcionou, com certeza, nos dá oxigenação e forças para continuar os serviços de lojas, lojistas e principalmente os empregos que é o que temos focado muito, a salvação de mais de 8 mil e 500 empregos que os Shoppings Centers de Sergipe proporciona à comunidade”, acrescentou Messias.

Os shoppings de Sergipe estão fechadas desde meados de março, quando surgiram os primeiros casos de covid-19 no Estado.  Muitos lojistas já estão com sérias dificuldades financeiras para manter os negócios.

 

Leia Também

Governo de Sergipe oferece apoio a Yazaki Mercosul

Por determinação do governador Belivaldo Chagas, as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e da …