domingo, 21/04/2024
Recurso torna bilhetagem eletrônica mais célere e garante gestão mais transparente no uso das gratuidades

Setor de transporte público combate crime de fraude por meio da biometria facial

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Somente no período de setembro a dezembro do ano passado, foram registradas, por meio da implementação da biometria facial, 2.222 fraudes referentes à gratuidade de idosos na grande Aracaju.

No mesmo ano, no período compreendido entre maio e dezembro, agora em relação a não conformidade nos cartões Mais Aracaju Escolar, foram registrados mais de 2.085 casos. Contabilizando os dados, nesses dois tipos de benefícios, foram mais de 4.307 fraudes identificadas em apenas oito meses.

“Quando uma pessoa, que não tem o direito à gratuidade, utiliza esse tipo de cartão comete um crime, usurpando um direito que não lhe pertence. Isso gera um desequilíbrio econômico no setor porque são mais passageiros usando indevidamente o transporte e menos passageiros efetuando o pagamento da tarifa. Isso também proporciona menos investimentos. A biometria facial vem para combater esse tipo de prática”, esclarece a presidente do Setransp, Raissa Cruz.

A implementação  da biometria facial substitui o finger, que consistia no reconhecimento pela impressão digital do passageiro. “O recurso exigia uma manutenção constante dos equipamentos e apresentava inúmeras complicações, como por exemplo, a dificuldade na leitura da digital de idosos e o contratempo em ter que comparecer para atualizar essa digital” explica o gerente de tecnologia da informação da Aracajucard, Paulo Miranda.

O especialista em TI complementa elucidando que “ com a tecnologia da biometria facial não é necessária a atualização cadastral da foto, mesmo com algumas mudanças na fisionomia decorrentes da idade. O recurso também trouxe celeridade às viagens, porque no finger, qualquer sujeira no leitor, ou na mão do passageiro, já impedia a leitura da digital. Quanto mais tempo o veículo passa parado, mais atrasos e queima de combustível acontece”

Quando a fraude é identificada

Em 2023, no momento em que era identificada a não conformidade no reconhecimento facial dos seus cartões, os estudantes do sistema, bem como, os idosos, recebiam um email com um prazo de sete dias para justificar  a situação.

Se durante esse período, o estudante não comparecesse ao Centro de Atendimento ao Cidadão, Ceac, a cota do seu cartão era retirada, impossibilitando a compra de novas passagens até a realização da justificativa. Neste ano de 2024, esses estudantes já têm seu cartão bloqueado imediatamente.

“No ano passado, realizamos o processo de fiscalização da biometria facial e 50% dos notificados não compareceram, então em 2024 começamos, de fato, a bloquear esses cartões, até a justificativa ser apresentada e um termo assinado”, reforça o diretor executivo da Aracajucard, José Amâncio.

Amâncio ainda salienta que “em casos de reincidência, a penalidade é maior e o passageiro é comunicado no momento em que vem à sede da Aracajucard. Na maioria desses casos de fraudes, o sistema identificou o uso indevido da gratuidade do idoso por parte de membros da família”.

Ele conclui  que “é importante o idoso e outros portadores da gratuidade se conscientizarem que o direito é de uso exclusivo deles, e que é crime compartilhar com terceiros. No caso dos idosos, é importante que a família ajude nesse entendimento”.

Outro tipo de fraude

Além de terceiros utilizarem  o cartão Mais Aracaju de gratuidade destinado a outra pessoa, por exemplo, ainda existem passageiros que tentam fraudar o sistema de bilhetagem eletrônica por meio da utilização de um cartão falso.

Quando o cartão é danificado pelo sistema e o validador por consequência queima esse cartão, o passageiro não paga e o motorista permite que ele desça do veículo orientando a resolução do problema. Neste cenário surgem pessoas que  coagem os motoristas atestando que o cartão está danificado,  entretanto, o cartão é ilegítimo e tem por finalidade fraudar o sistema para utilizar o serviço gratuitamente.

“Como o motorista não pode averiguar se a informação é verdadeira, afinal, o cartão não é uma cédula de dinheiro que se coloca contra a luz para comprovar sua veracidade, a fraude infelizmente acaba ocorrendo”, lamenta Paulo.

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