sexta-feira, 24/05/2024
Gabriela Almeida,da GA Ambiental, Milton Andrade, do Desenvolve SE, com a diretoria da Fibratec

Sergipe terá fábrica de equipamentos para tratamento de água e esgoto

Compartilhe:

Sergipe está se tornando um estado cada vez mais procurado por indústrias das regiões Sul e Sudeste que pretendem expandir os negócios para o Nordeste. Na última semana, executivos da Fibratec Engenharia, indústria localizada em Chapecó/SC, com 37 anos de mercado, e que fornece soluções inovadoras na área de tratamento de efluentes, reservatórios de grandes volumes e água potável, estiveram em Aracaju para uma reunião com integrantes do Governo do Estado.

A vinda do grupo a Sergipe foi motivada pela futura instalação de uma fábrica da Fibratec no município de Estância, investimento na ordem de R$ 9 milhões e que deverá gerar 40 empregos diretos para a localidade. A previsão é de que a planta fabril entre em operação ainda este ano. O encontro com gestores do governo estadual foi intermediado pela doutora em Biotecnologia Industrial e presidente do Grupo GA Ambiental, Gabriela Almeida.

A reunião aconteceu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e contou com as presenças do diretor-presidente e do diretor de Relações Internacionais e Gestão de Ativos da Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve SE), Milton Andrade e Ademario Alves de Jesus; do diretor da Codise, Gilbran Ramos; do sócio fundador e do Engenheiro Ambiental da Fibratec, Érico Tormem e Ariel Roratto.

Gabriela Almeida também foi partícipe da reunião, pois o Grupo GA além de ser a empresa responsável por todo o processo para a concessão do licenciamento ambiental da Fibratec, também tem auxiliado na implantação de empresas, não apenas em Sergipe, mas em outros estados do país, com os subsídios necessários para uma excelente atuação.

A presidente do Grupo GA explica que um novo encontro já está pré-agendado, mas desta vez ele acontecerá em Santa Catarina, quando os integrantes do governo sergipano conhecerão, in loco, o trabalho desenvolvido pela Fabritec.

Ajudando a cumprir o Marco Legal

“A atuação da Fabritec torna-se extremamente oportuna, diante do cenário que o país vive com o novo marco regulatório do Saneamento Básico, que é a Lei 14.026/2020, e que preconizou o encerramento de lixões e a universalização do tratamento de água e dos sistemas de tratamento de efluentes nos estados brasileiros”, explica a presidente da GA Ambiental.

O presidente da Desenvolve SE, Milton Andrade, observa que a vinda da Fabritec para Sergipe se encaixa perfeitamente na janela de investimentos que será aberta com a concessão de água e esgoto, que disporá de mais de R$ 6,5 bilhões somente em Sergipe.

“Como outros estados estão seguindo essa tendência, a Fibratec Engenharia interessou-se em montar uma indústria no Nordeste para poder atender esses locais, que também estarão dispondo de novos investimentos no tratamento de esgoto, mais de perto, e para que as novas instalações tenham qualidade com menor custo. A fábrica instalada em Sergipe proporcionará mais fácil acesso para resolver locais já consolidados, mas que não estão tendo tratamento de esgoto”, enfatiza Milton Andrade.

O Novo Marco Legal do Saneamento

O Novo Marco Legal do Saneamento entrou em vigor em 2020, e entre as determinações estão o atendimento de 99% da população com água potável, e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. Para atingir os objetivos, a lei definiu diversas diretrizes e condições, dentre as quais está a permissão para que apenas os contratos de programa vigentes em 16 de julho de 2020 permaneçam em vigor até o prazo contratual.

Também aprimorou o ambiente regulatório, com segurança jurídica para a realização de investimentos privados no setor; promoveu o aumento da concorrência pelo mercado com a realização de processos licitatórios para a prestação do serviço mediante concessão; e definiu o papel da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para a determinação de normas de referência sobre a regulação dos serviços públicos de saneamento.

Sobre a Fibratec Engenharia

Com sede em Chapecó, interior de Santa Catarina, a empresa oferece soluções inteligentes para um futuro sustentável. Atuando no mercado desde 1987, oferece tecnologia para o completo processo de tratamento de efluentes, reservatórios de grandes volumes e água potável com produtos de fibra em vidro, polietileno e polipropileno. A Fibratec Engenharia atende a grandes marcas do mercado nacional, a exemplo da Votorantim, O Boticário, Petrobras, MRV e Havan.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

DREX

Projeto-piloto do Drex entrará em segunda fase de testes

O projeto-piloto do Drex, moeda virtual do Banco Central (BC) em estudo, entrará na segunda …

WhatsApp chat