quarta-feira, 31/01/2024
Parapan
Um dos maiores eventos esportivos internacionais, o Parapan-Americanos ocorre de 26 de novembro a 8 de dezembro Foto: Arquivo pessoal do atleta

Sergipanos são convocados para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile

Compartilhe:

Os atletas sergipanos estão prestes a fazer história nos jogos Parapan-Americanos de 2023, que serão realizados em Santiago, no Chile, de 26 de novembro a 8 de dezembro. Recentemente, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou a convocação de quatro atletas, um fisioterapeuta, um treinador e um auxiliar-técnico sergipanos para integrar a delegação brasileira, que vai competir nos Jogos Parapan-Americanos em diversas modalidades, como o ciclismo e badminton.

O Parapan-Santiago 2023 é um evento de grande relevância no calendário esportivo internacional, e a participação dos atletas brasileiros contribui para a promoção da inclusão e da igualdade no esporte no país. Os atletas da delegação, em especial os sergipanos, têm potencial para conquistar medalhas e elevar ainda mais o nome do Brasil no cenário paralímpico mundial.

Os primeiros sergipanos convocados foram o paraciclista Ulisses Freitas, de Lagarto; a paratleta de badminton Lucivânia dos Santos, de São Cristóvão; Maria Gilda Antunes, de Capela; Maria Brenda Dias, de Itabaiana; o fisioterapeuta Elenilton Correia de Souza; o treinador Marcelo Danillo Matos; e o auxiliar-técnico Nathan Santos. Os demais integrantes da delegação brasileira serão anunciados nos próximos dias 3 e 10 de outubro.

O paratleta Ulisses Freitas e diretor de paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) conta o quanto batalhou por essa oportunidade de representar Sergipe e o Brasil no Parapan Santiago 2023.

“Antes de tudo, sou grato a todos que fizeram e fazem parte dessa história. Não foi fácil, não é fácil e não será fácil, mas está valendo a pena cada gota de suor e de lágrimas derramadas nos treinos. Trabalhei duro, com a ajuda de muitos, é claro; sozinho não conseguiria. Estou grato por essa conquista, é uma honra representar meu estado e o país em uma competição de alto nível como essa”, garante o atleta.

A convocação dos atletas sergipanos para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 é motivo de orgulho para a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, que reforça o quanto eles são exemplos de determinação, superação e talento.

“Esses atletas enfrentaram desafios e obstáculos ao longo de suas jornadas esportivas, e suas conquistas são testemunhos de tantos anos de dedicação. Eles não apenas superaram as barreiras físicas, mas também as sociais, provando que o esporte é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e a igualdade. Os Jogos Parapan-Americanos são uma vitrine mundial para o talento deles. Estou orgulhosa pela conquista e confiante de que eles representarão Sergipe e o Brasil com excelência. A expectativa é que esses atletas coloquem Sergipe no mapa do esporte paralímpico, inspirando as gerações futuras a superarem desafios e acreditarem em seus sonhos”, afirma a secretária.

Ao todo, foram convocados 169 atletas com deficiência, sendo 31 de badminton, 14 de ciclismo, 14 de futebol PC (Paralisados Cerebrais), 12 de goalball, 20 de halterofilismo, 12 de rúgbi em cadeira de rodas, 20 de taekwondo, cinco de tiro com arco, 15 de judô e 26 de tênis de mesa.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Corrida

Segundo lote de inscrições para 39º Corrida Cidade de Aracaju será aberto nesta terça, 9

A partir das 8h desta terça-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria …

WhatsApp chat