domingo, 25/10/2020

Projeto Culturart comemora Dia Internacional da Dança

Na próxima sexta-feira, 26,  a partir das 16 horas,  no Palácio Museu Olímpio Campos, haverá uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Dança. A promoção é da Fundação de Cultura e Arte Aperipê e integra o projeto Culturart no Palácio.

O evento será aberto pela banda Filmarmônica União Lira Paulistana, de Frei Paulo. Em seguida, os grupos de dança, Cia Mari Lima, Cia de Dança Nutempo, Grupo Style Dance, Grupo Ori Tiarê Tribe, Lukas Wanderblack, Academia Fluence Danças, Adaggio, Grupo de Dança Loucurart, Academia Célia Duarte, Michele Pereira e Coletivo de Dança Ginká, executarão performances em comemoração a data que homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727-1810).

Ao criar o Dia Internacional da Dança, a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre . Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra.

Sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

Leia Também

Em tempo de coronavírus, advogado recomenda negociação entre patrões e empregados

“Enquanto não houver uma posição oficial do governo informando quais serão as medidas nesse novo …