sexta-feira, 27/08/2021
Nadielle Galvão e Alex Bertollo, professores da Ufs e organizadores do livro Transparência em Tempos de Pandemia

Professores da UFS organizam e lançam o livro Transparência em Tempos de Pandemia

Não restam dúvidas sobre os impactos que a pandemia da Covid-19 causou nas mais diversas áreas. As ciências da saúde foram as mais afetadas, mas a doença trouxe mudanças também nos setores econômicos, financeiros e empresariais, já que uma das medidas mais adotadas pelos órgãos governamentais foi a quarentena, com o isolamento social e a paralisação de atividades econômicas.

A partir da observação desses aspectos, os professores Nadielli Galvão e Alex Bertollo, ambos do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Itabaiana, lançaram o livro Transparência em Tempos de Pandemia.

De acordo com eles, a obra surgiu para agrupar pesquisas que tragam reflexões sobre o quanto a pandemia foi significativa para os mais diversos setores empresariais, para os órgãos públicos e para a educação. Os capítulos trazem o ponto de vista da contabilidade como ciência que fornece informações e proporciona transparência.

 

03a 1500x1000
O material está disponível de forma online, podendo ser lido por qualquer pessoa, sem custo.

Diversidade

“O tema principal da obra é a transparência no uso dos recursos das empresas públicas e privadas e nos entes governamentais nesse momento de pandemia. O livro reúne 11 trabalhos científicos da área contábil com foco nas gestões governamentais, empresariais e também na educação contábil nesse tempo de pandemia”, pontua a professora Nadielli Galvão.

“São artigos de pesquisadores de instituições renomadas no Brasil, refletindo como a covid impactou o cotidiano nas organizações, públicas privadas, do setor comercial, industrial e de serviços, focando também como o cidadão pode ter acesso a dados financeiros para fiscalizar o uso desses recursos, bem como no impacto que a paralisação das atividades econômicas trouxe para as mais diversas organizações”, reforça.

O material pode ser lido por qualquer pessoa, sem custo. Para isso, basta acessar www.quipaeditora.com.br/transparencia-pandemia.

“Diante do contexto da pandemia é ainda mais evidente a necessidade de informações precisas e dados verídicos, inclusive sobre as finanças. Por isso, pesquisas de qualidade foram reunidas na obra, destacando a importância da transparência no uso dos recursos financeiros. A transparência das informações contábeis é sempre relevante, na pandemia se tornou ainda mais urgente, por exemplo, com as dispensas de licitações para contratação de serviços e compras destinadas ao combate à pandemia”, resume a professora.

Ciência

Para ela, nos primeiros momentos do curso de Ciências Contábeis sempre se diz que a contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, mas essa ciência vai além disso. Ela deve fornecer informações úteis para que se conheça os aspectos financeiros e econômicos das organizações.

“Nesse período de pandemia o foco nas ciências da saúde foi imenso, e não poderia ser diferente, mas é necessário compreender que todas as ciências estão entrelaçadas, ninguém atua de forma independente. Por exemplo, as ciências da saúde precisam encontrar os meios de trazer o tratamento adequado da doença, mas elas precisam que as ciências exatas forneçam equipamentos e infraestrutura. Ambas precisam de recursos para garantir a execução das descobertas. As ciências contábeis vão direcionar o planejamento para que haja insumos suficientes”, afirma.

Nadielli comenta que, diante do contexto da pandemia, é ainda mais evidente a necessidade de informações precisas e dados verídicos, inclusive sobre as finanças. Por isso, pesquisas de qualidade foram reunidas, destacando também a importância da transparência no uso dos recursos financeiros. “Com a pandemia, de repente os órgãos públicos tiveram que melhorar sua comunicação com a sociedade, por isso surgiram os boletins diários, comunicações com grande acesso da população. Gráficos, tabelas, ilustrações tornaram o setor público mais próximo da sociedade”, cita.

Relevância

O outro autor da obra, professor Alex Bertollo, também destaca a importância do tema. “Hoje fala-se muito sobra a Covid, é nítida a importância desse tema. No nosso livro, que é totalmente online, gratuito, o interessado pode ter acesso aos artigos, às pesquisas que envolvem questões governamentais, liquidez das empresas, incentivos fiscais para o combate à Covid, são vários temas publicados nacionalmente que serão úteis para a leitura de qualquer cidadão, para que ele saiba o que está ocorrendo no Brasil”, enfatiza Bertollo.

Ele explica que o livro é uma ideia que já vinha sendo trabalhada pelos autores. “Sentamos, definimos parâmetros e aproveitamos esse momento para fazer essa produção, já que a contabilidade foi influenciada diretamente pela covid, muitas empresas acabaram por encerrar seus negócios, procurando escritórios de contabilidade. Muitas reduziram sua mão de obra, diminuíram receitas, tudo influenciado pela pandemia”, relata o professor.

 

Leia Também

Energisa Sergipe conquista Prêmio Abradee 2021

A Energisa Sergipe conquistou o Prêmio Abradee 2021 na categoria Gestão Econômico-Financeira entre as empresas …