sexta-feira, 15/01/2021
Elabore seu plano de marketing Foto: Freepik

Oito formas de aumentar as vendas usando as redes sociais

Cleomir Santos (*)

Se você vende produtos na internet, não pode ignorar a rede social no seu plano de marketing. Com certeza, se você for em qualquer grande cidade, irá notar o comportamento de pessoas utilizando o celular nas ruas. As redes sociais estão em toda parte. Já é de costume dizer que a presença de uma marca nas redes sociais pode fazer com que ela aumente ou não seu faturamento.

Dito isso, o comércio eletrônico não pode evitar esse canal de vendas para alcançar o público ideal. O uso da ‘prova social’ geralmente é necessário para se estabelecer como uma empresa aprendeu a seguir as regras do jogo.

O que é venda social?

A venda social é o processo de envolvimento entre uma marca e seu cliente em potencial usando as redes sociais. É algo semelhante ao que chamam de fase da ‘nutrição’ no e-mail marketing. O seu objetivo é converter essas pessoas envolvidas em clientes fiéis. Você faz isso não apenas interagindo com eles online, mas agregando valor.

As pesquisas mostram que a venda social é uma obrigação no mercado atual. De acordo com o LinkedIn, 78% das empresas que usam vendas sociais superam seus concorrentes que não as usam. Elas têm 45% mais oportunidade e 51% mais chances de cumprir suas metas em vendas.

Você já se perguntou o que as empresas de sucesso fazem para tornar sua rede social tão popular? Abaixo estão 8 dicas sobre como você poderá usar as redes sociais com objetivo de aumentar sua presença online.

1. Encontre os influenciadores apropriados

Ter uma celebridade como carta na manga, na hora de vender seus produtos, não é apenas caro, mas já se tornou uma tática antiquada. Atualmente, houve um aumento considerável em marcas utilizando de micros influenciadores – aqueles com menos de 50 mil seguidores. O motivo é que os seguidores desses influenciadores menores são mais leais, já que normalmente se concentram em um nicho específico.

Dito isso, é fundamental ter os influenciadores certos que façam sentido com a imagem que a sua marca transmite e os produtos oferecidos. Não escolha um influenciador com base na quantidade de seguidores, curtidas e comentários – ele tem os mesmos valores que sua empresa acredita? Se a resposta for sim, então provavelmente ele será o influenciador apropriado.

2. Prepare-se para fazer experiências usando realidade virtual e aumentada

O uso da realidade virtual e aumentada explodiu nos últimos anos.  Por exemplo, Pokémon Go foi um dos primeiros aplicativos de sucesso que incorporou AR e VR. O Snapchat é outro bom exemplo de uso de RA para expor sua marca ao público utilizando filtros.

Embora essas tecnologias ainda sejam recentes, à medida que as empresas incorporam programas de RV e RA em seus canais de mídia social, isso aumentará a popularidade, gosto e fator de confiança pelo uso das mesmas.

3. Chatbots com inteligência artificial

Os podem ser utilizados como o primeiro contato entre uma marca e seus clientes. Embora o atendimento feito por pessoas ainda seja crucial, com os avanços da IA, um computador pode fazer uma parte do trabalho pesado. Os chatbots podem interagir diretamente ou até mesmo conversar com possíveis clientes pelas redes sociais.

Enquanto os humanos geralmente trabalham em turnos, os bots podem atuar 24 horas por dia, 7 dias por semana para resolver problemas de atendimento ao cliente, responder dúvidas pelas redes sociais e até mesmo, entrar em contato com potenciais clientes para aumentar a interação no perfil.

Em suma, isso ajudará a otimizar seu processo de comunicação nas redes sociais, podendo até transformar visitantes em clientes em potencial.

4. Adicione botões de compra em suas páginas

No passado, os profissionais de marketing digital usavam as visitas ao seu site com intuito de gerar mais vendas. Com o avanço da tecnologia nas redes sociais, os clientes podem comprar um item diretamente do Facebook, isso sem nunca ter visitado seu site.

As plataformas de mídia social não são mais apenas educativas, hoje elas podem ser uma forma de venda direta, e não importa em que fase de um funil de vendas o consumidor esteja.

5. Identifique a rede social certa para seu grupo de interesse

Ao criar um perfil para o seu cliente ideal, considere quais redes sociais ele acessa. O Facebook é a plataforma mais popular entre elas. No entanto, 86% dos usuários do Instagram dizem que descobrem novos produtos e serviços na plataforma.

O YouTube é muito popular entre os usuários mais jovens: 81% das pessoas com idades entre 15 e 25 anos visitam a plataforma diariamente.

Lembre-se que quantidade nem sempre é a melhor opção. Escolher uma ou duas redes sociais em vez de se distrair em outras plataformas. Usar alguns desses canais permite que você planeje suas publicações e se relacione com seus seguidores.

6. Posicione-se como um especialista

Certamente, criar uma presença profissional nas redes sociais é importante. Uma das melhores maneiras de ter êxito é tornar-se uma especialista em sua área de atuação. Entregue ao seu público dicas e informações relevantes. Crie seu próprio conteúdo e não hesite em compartilhar publicações de fontes confiáveis. 92% dos compradores B2B se envolverão com aqueles que se posicionam como especialistas na área.

7. Use ferramentas de automação

A automação de mídia social pode economizar seu tempo e ainda manter a consistência de conteúdo em seu perfil. A consistência é muito importante no marketing. De acordo com a HubSpot, marcas consistentes possuem um patrimônio maior do que as inconsistentes. A consistência também gera confiança, melhora a experiência do cliente e constrói a reputação da marca.

8. Agregue valor

Essa é de fato a melhor maneira de conquistar seguidores nas redes sociais. Considere oferecer ofertas, concursos e descontos apenas para seguidores nas redes sociais. Ofereça conteúdo informativo e relevante, lembrando de ser adequado ao segmento da sua marca. Mantenha-se atualizado com as atualizações e novidades do seu setor. Toda informação pode ser importante para o seu cliente, por isso faça uma dosagem dessas publicações e eles irão achar isso valioso.

Em suma, podemos perceber que cada vez mais as empresas estão dependendo das redes sociais para aumentar seu faturamento, por isso é importante compreender quais serão as tendências e novidades nessas plataformas para utilizar a estratégia correta de marketing digital.

 

 (*) Consultor de Marketing Digital, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, aquela reunião com boas companhias, fissurado em viajar e um ótimo comunicador que ajuda pessoas e pequenos empreendedores através de conteúdos no Portal Me Ajuda Cleo.

Leia Também

O Boom das Commodities não explica o crescimento da economia brasileira (II)

Na segunda edição do ano da Economia Herética foi abordado o fato de que aquilo …