sexta-feira, 01/07/2022
São João
Depois de dois anos sem festa, o Forró Caju promete ser dos mais animados Fotos: Marcelle Cristinne/PMA

Maior evento junino de Sergipe, Forró Caju 2022 apresenta novidades, valoriza cultura local e fomenta a economia

Compartilhe:

De volta à Praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais da capital sergipana, o Forró Caju retoma seu formato tradicional após dois anos realizado Em Casa”, de modo virtual, em virtude da pandemia do coronavírus. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, o maior evento junino de Sergipe, além de garantir a valorização dos artistas locais e movimentar diversos segmentos da economia, desde o comércio ambulante à hotelaria, apresenta novidades para a edição deste ano, como o Circular Junino e o Circuito Folclórico.

Erivaldo de Carira é uma das atrações

A programação, anunciada ainda no dia 10 de maio, terá seis dias de música nos tradicionais palcos montados na praça dos mercados, com 80 atrações locais, como Amorosa, Erivaldo de Carira e Xote e Baião; e outras 18 de renome nacional, a exemplo de Targino Gondim, Xand Avião, Zé Ramalho e Michel Teló. O evento será aberto no dia 9 de junho, com a realização do Fórum do Forró, que discutirá o característico gênero como linguagem musical do Nordeste.

Entre os dias 18 e 22, uma das novidades desta edição, o Circular Junino – um minitrio com apresentações de quadrilha e trios pé de serra  – recepcionará turistas no Aeroporto Santa Maria e no Terminal Rodoviário José Rolemberg Leite (Rodoviária Nova), e percorrerá alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Mercado Thales Ferraz e as Orlas da Atalaia e Pôr do Sol, espalhando o clima junino pela cidade.

Paralelamente, de 20 a 23, a praça General Valadão será palco do Circuito Folclórico Sergipano, outra inovação do Forró Caju 2022. “O Circuito será ‘um esquenta do Forró Caju’ na área central da cidade, que aproxima o público do comércio dos calçadões e de todo o entorno do mercado”, afirma o o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, ao explicar que o Circuito contará com desfiles e cortejos de grupos folclóricos entre as praças Fausto Cardoso e General Valadão, passando pelo calçadão da João Pessoa.

Ainda no âmbito da programação junina promovida pela Prefeitura de Aracaju, para além da programação do Forró Caju 2022, entre 31 de maio e 23 de junho a administração municipal promove, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), o São João na Praça, projeto inovador que reunirá diariamente mais de 40 atrações locais na praça General Valadão, reforçando a valorização das tradições culturais sergipanas em pleno coração da cidade.

Fomento à economia local

ForróCaju
Um grande público está sendo esperado na praça de eventos Foto: André Moreira/PMA

Secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga destaca a importância cultural e econômica da programação junina promovida pela Prefeitura  para valorizar os artistas locais, garantir entretenimento à população e contribuir para a geração de emprego e renda nesse momento de retomada econômica pós-pandemia.

“O Forró Caju é benéfico tanto para o enriquecimento da nossa cultura, como para o aquecimento da economia municipal, pois movimenta bares, restaurantes, a rede hoteleira e vários outros segmentos. É gente que chega para curtir a festa por via rodoviária, aérea; turistas consumindo nossa variada gastronomia, nosso artesanato, pegando táxi, comprando no comércio, ou seja, toda a economia municipal se beneficia com o Forró Caju”, pontua o secretário .

Para o presidente da seccional sergipana da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), professor José Wilson dos Santos, quando o poder público oferece mais atrativos para atrair turistas, todo o segmento se beneficia, “como os hotéis, restaurantes, taxistas e todos os envolvidos nesse setor”. “Quando o turista se sente bem em um local, ele vai se entusiasmar e vai consumir, se isso acontece, a economia é impulsionada, gerando emprego e renda para a população”, frisa.

O presidente da Funcaju ressalta que o maior festejo junino de Sergipe “é também um projeto que fomenta a economia criativa ligada à área da cultura, gerando emprego e renda”. “O Forró Caju é uma festa fundamental, que traz o melhor da música nordestina em sua programação, gerando entretenimento de qualidade para aracajuanos e visitantes”, salienta Luciano Correia.

Confira aqui a programação completa do Forró Caju 2022.

Últimas notícias:
Compartilhe:

Leia Também

Maternidade

Primeira maternidade municipal de Aracaju tem capacidade para realizar 500 partos mensais

Além do retorno dos festejos juninos, após dois anos de reclusão social por causa da …

WhatsApp chat