Com um investimento de R$ 1.159.851,87, o governador Fábio Mitidieri inaugura, oficialmente, nesta quarta-feira, 4, às 9h, a operação de fornecimento de gás natural em Lagarto, marcando a chegada de um modelo inédito em Sergipe: o abastecimento via Gás Natural Comprimido (GNC), transportado por caminhões.
A obra contempla a instalação de um gasoduto que, nesta primeira etapa, ligará a estação de descompressão, que fica na área em frente ao parque industrial da Maratá – empresa âncora do projeto – para a parte interna. Serão fornecidos inicialmente 10 mil metros cúbicos de gás natural por dia, que chegarão comprimidos, serão descomprimidos no município e injetados diretamente na rede de abastecimento da indústria.
Além de beneficiar a Maratá, o novo sistema abre caminho para que outros setores passem a utilizar a fonte energética, como hospitais, postos de combustíveis, comércios, condomínios e novos empreendimentos, favorecendo o crescimento regional com uma alternativa mais limpa, eficiente e competitiva.
Para o diretor-presidente da Sergás, Alan Lemos, a interiorização do gás natural reforça o compromisso da atual gestão estadual com o desenvolvimento do interior. “A chegada da infraestrutura de distribuição representa um avanço significativo, não apenas para Lagarto, mas também para o interior sergipano como um todo, promovendo modernização e atraindo novos investimentos”, destaca.
O gás natural representa vantagens expressivas, principalmente para a indústria, o comércio e os serviços. Por ser mais limpo e econômico em relação aos combustíveis convencionais, o insumo ajuda a reduzir custos operacionais e ampliar a produtividade, gerando maior competitividade às empresas locais.
Com mais esse passo, o Governo de Sergipe e a Sergás reafirmam o compromisso com a interiorização do desenvolvimento e com a construção de um futuro energético mais sustentável e inovador para o estado.