domingo, 15/09/2019
Início » Literatura » Wenderson Wanzeller » Urubu de baixo ou de cima, um dia a casa cai
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert

Urubu de baixo ou de cima, um dia a casa cai

Compartilhe:

Na madrugada de hoje, as Polícias Federal e Civil de Sergipe deflagraram a Operação Urubu de Baixo. Elas partiram para o município de Propriá para pegar os acusados, como se diz no popular, de calças curtas.

Foram 18 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão. Treze pessoas já foram presas e, 5, já consideradas como foragidas, partiram para o jogo de gato e rato. Jogo este onde o gato (polícia) quase sempre sai vitorioso.

Não importam os motivos: tráfico, homicídio, roubo, furto, peculato… O fim de quem pratica crimes é a cadeia. Alguns demoram mais, outros menos, mas são poucos os que se salvam, de fato, impunemente.

As polícias agem com inteligência e de forma integrada. São dias, meses e até mesmo anos de escutas telefônicas e de monitoramentos. Seja quem seja, faça o que faça, um dia a casa cai.

É utopia acreditar em crime perfeito. As coisas vazam.  Pessoas, protegidas pelo anonimato legal, fazem denúncias às polícias. Câmeras de celular ou de segurança eletrônica registram as ações. Hoje, graças a modernidade, os flagrantes são “virtualizados” e até mesmo “viralizados” na internet.

Também pouco importa se você conhece um ou outro cidadão que tenha seguido impunemente. A questão levantada aqui é:  ao contrário do que  se especula, a maioria acaba pagando. Ainda que leve anos para que isso ocorra, todos cumprirão  a pena.

Que este exemplo de hoje sirva para os que pensam em entrar e para os que seguem na criminalidade – ainda que de colarinho branco. Sei que vai parecer clichê, mas: o crime não compensa; dinheiro que vem fácil vai fácil; e um dia a casa cai. Simples assim.

E para aqueles que se julgam intocáveis, sobretudo os políticos corruptos, que fique um alerta: o nome da operação é “Urubu de Baixo”.  Quando a Polícia Federal apontar os rifles para os “Urubus de Cima”, vai ser pena, em duplo sentido, para todo lado. 

Reportágem relacionada:
PF prende 13 na Operação Urubu de Baixo
Por Wenderson Wanzeller

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Leia Também

O que é e como funciona o credit score?

Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das perguntas mais recorrentes que recebo. A formulação do score é algo bem complexo, contudo, o entendimento é bastante simples. Assista ao vídeo e saiba por quê.

WhatsApp chat