domingo, 29/08/2021

Fundo Brasil visita grupo apoiado em Sergipe

O Fundo Brasil de Direitos Humanos realiza visita a um projeto apoiado na cidade de Aracaju (SE). A coordenadora de Projetos da Fundação, Taciana Gouveia, visitará o Centro de Umbanda Caboclo Tupy, no dia 27 de janeiro.

O Centro de Umbanda Caboclo Tupy, em Aracaju, é apoiado pelo Fundo Brasil por meio do edital anual 2015, com o projeto “Preservando o Axé”, que oferece assessoria jurídica popular contra a subtração dos espaços litúrgicos naturais afrorreligiosos em Sergipe. O objetivo é criar uma rede permanente de profissionais jurídicos e ativistas capacitados para oferecer proteção aos espaços litúrgicos.

De acordo com os responsáveis, a urbanização desorganizada contribui para a perda de território dos templos de matriz africana em Sergipe e em outras regiões do Brasil. Com isso, os adeptos são obrigados a buscar refúgios em espaços verdes remanescentes. No entanto, enfrentam resistências e ameaças às práticas religiosas.

As visitas fazem parte das atividades de monitoramento do Fundo Brasil, fundação privada, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover os direitos humanos no país por meio de um modelo inovador de apoio a projetos, fortalecendo organizações sociais e desenvolvendo a filantropia de justiça social.

O objetivo das visitas é oferecer assistência técnica e estratégica às organizações. Os projetos desenvolvidos recebem acompanhamento permanente da fundação.

Fundo Brasil
O objetivo do Fundo Brasil é promover os direitos humanos e sensibilizar a sociedade para que apoie iniciativas capazes de gerar novos caminhos e mudanças significativas para o país.

A fundação disponibiliza recursos para o apoio institucional e para atividades de organizações da sociedade civil e de defensores de direitos humanos em todo o território nacional.

Em quase dez anos, já destinou R$ 11,7 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país.

Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento.

Editais
As informações sobre como apresentar propostas e os critérios de seleção dos editais estão disponíveis no site do Fundo Brasil.

Leia Também

Energisa Sergipe conquista Prêmio Abradee 2021

A Energisa Sergipe conquistou o Prêmio Abradee 2021 na categoria Gestão Econômico-Financeira entre as empresas …