terça-feira, 15/07/2025
Mosaic
Projeto da Mosaic será realizado em várias regiões do país Fotos: Divulgação

Mosaic lança edital para levar água potável e saneamento ao Nordeste rural

Compartilhe:

Estão abertas até o dia 11 de julho as inscrições para a sétima edição do Edital da Água, uma iniciativa da Mosaic Fertilizantes que apoia projetos voltados à gestão sustentável dos recursos hídricos e à segurança alimentar em diversas regiões do país. No Nordeste, o programa contempla os estados da Bahia, Maranhão e Sergipe — neste último, poderão participar organizações dos municípios de Barra dos Coqueiros, Capela, Carmópolis, General Maynard, Japaratuba, Rosário do Catete e Maruim. Há seis anos, as ações sociais apoiadas pela iniciativa já impactaram diretamente mais de 21 mil pessoas, com projetos implantados em 32 cidades de 11 estados brasileiros.

A iniciativa prioriza projetos que garantam acesso à água tratada e saneamento básico, com ênfase nas comunidades rurais. Serão selecionadas pelo menos 12 propostas inovadoras, lideradas por organizações da sociedade civil ou instituições de ensino, que receberão até R$ 45 mil cada. As ações devem ter potencial de replicação e impacto sustentável na recuperação de nascentes, instalação de sistemas de captação e tratamento de água, saneamento básico e gestão eficiente dos recursos hídricos aplicados à produção de alimentos.

Mosaic
Veja como participar

A Mosaic alerta que os projetos podem ser selecionados mesmo antes do prazo final, por isso é importante que os interessados enviem suas propostas o quanto antes. Os projetos deverão ser enviados por e-mail, após o preenchimento da planilha de inscrição disponível no site www.mosaicco.com.br e a reunião de toda a documentação obrigatória e complementar. O endereço de envio é: editalagua2025@idisconsultoria.org.br.

Desde sua criação, o Edital da Água já apoiou 78 projetos e mobilizou 45 organizações em diferentes territórios, com destaque para o plantio de mais de 68 mil árvores, instalação de 371 sistemas de captação e tratamento de água, recuperação de nascentes e difusão de tecnologias sociais para o uso eficiente da água. Segundo Paulo Eduardo Batista, diretor de Public Affairs e Governo da Mosaic Fertilizantes, o programa busca ampliar o alcance e fomentar soluções locais: “A cada edição, ampliamos nosso olhar para alcançar soluções locais, buscando garantir direitos fundamentais como acesso à água de qualidade, saneamento básico e alimentação nutritiva, principalmente no meio rural. Em um contexto de mudanças climáticas e insegurança alimentar, o Edital da Água atua como um vetor de transformação social e ambiental, mostrando a força do trabalho em rede, com grande potencial de replicação.”

A iniciativa é realizada com o apoio do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, que participa de todas as etapas do processo, desde a seleção até o monitoramento das ações apoiadas. O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ênfase no protagonismo das comunidades locais e na gestão racional da água.

Além de Sergipe, podem participar organizações sediadas nos seguintes municípios: Candeias (BA); São Luís (MA); Catalão, Ouvidor e Rio Verde (GO); Rondonópolis e Sorriso (MT); Araxá, Alfenas, Conquista, Delta, Patrocínio, Sacramento, Tapira e Uberaba (MG); Paranaguá (PR); São Francisco do Sul (SC); Cajati, Cubatão, Registro e São Paulo (SP); Rio Grande (RS); e Palmeirante (TO).

A Mosaic Fertilizantes atua da mina ao campo com soluções para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes por ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, está presente em mais de dez estados e também no Paraguai, com atuação na mineração, produção, importação e comercialização de fertilizantes e bioinsumos. Em 2024, a empresa completou 20 anos de presença no país, com compromisso com a inovação, a ética e o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atua.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site www.mosaicco.com.br

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

veículos

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero

  As montadoras brasileiras General Motors (Chevrolet), Renault, Volkswagem, Hyundai e Stellants (Fiat) enviaram ao …

WhatsApp chat