quarta-feira, 08/09/2021
Existem muitas maneiras de promover seu produto/serviço durante os feriados Imagem: uihere.com

Feriados como ferramenta de marketing para seu negócio

Cleomir Santos (*)

Acabamos de sair de um feriado, 7 de setembro,  e outro já se aproxima, 12 de outubro. Certamente, os feriados são datas maravilhosas para muitas pessoas e empresas ao redor do mundo. Aprender a usar essas datas comemorativas como uma ferramenta de marketing pode favorecer também o aumento de vendas do produto ou serviço da sua marca.

Se alguém lhe perguntasse se usar feriados como ferramenta de marketing é necessário, você provavelmente responderia com: “Sim!”. Isso porque você empreendedor, já entende como os comportamentos dos clientes mudam ao longo do ano.

O verdadeiro truque é não só usar as datas como uma oportunidade para promover sua marca, e sim fazer isso da maneira correta e assertiva.

Existem muitas maneiras de promover seu produto/serviço durante os feriados, por isso, estamos aqui para ajudar você leitor a encontrar aquilo que pode funcionar melhor para seu negócio.

 

Comece a se planejar antes dos feriados

Um grande erro que muitas marcas cometem é esperar até que esteja perto da data comemorativa. Não aconselhamos iniciar campanhas de marketing, 2 ou 3 dias antes do mesmo. Pelo contrário, você deve planejar essas ações no final do mês anterior, e lançar suas campanhas no mínimo 8 dias antes desses feriados.

Além disso, começar antes esse planejamento, lhe dá uma vantagem sobre as outras empresas que esperam para agir tarde.

O pior cenário quando se planeja antecipadamente é que algo pode mudar e você terá que editar suas campanhas. É melhor ter que editar seus anúncios do que começar do zero sem tempo suficiente para preparar uma campanha pensativa e produtiva.

Não acham?

 

Utilize concursos

Não há nada como um grande concurso nas redes sociais para trazer novos clientes, e os feriados trazem uma oportunidade perfeita para realizar isso. Seja para um tema como dia dos namorados, férias de fim de ano ou algo fora da caixa, essa estratégia pode favorecer a visibilidade da sua marca e consequentemente, atrair clientes e ganhar seguidores nas redes sociais.

Considere usar um produto ou serviço que você oferece como um dos prêmios para apresentar os mesmos a novos clientes, e também sua empresa de forma leve e interativa.

 

Recompense a lealdade do seu cliente

Os feriados também são um ótimo momento para recompensar a lealdade dos clientes. Ofereça descontos especiais ou complementos aos clientes que sempre compram de você durante os meses, inclusive aqueles que fazem compras durante os feriados.

Recompensar seus clientes aumentará sua fidelidade e ajudará a aumentar seus lucros, tornando o seu negócio com mais estabilidade financeira, além de atrair outras pessoas que procuram marcas que sabem fidelizar seus clientes.

 

Use um boletim informativo de feriados

Um boletim informativo serve para compartilhar notícias, principalmente durante os feriados. Ao enviar e-mails ou distribuir mensagens em um grupo no WhatsApp, você pode melhorar a comunicação entre sua marca e clientes. Lembrando que essa prática deve ser leve e moderada, não precisa enviar mensagens de ‘bom dia’ aos participantes da lista de contatos.

Certifique-se de incluir atividades divertidas e informações importantes em sua mensagem para garantir que você alcance seu público e possa encorajá-los a trazer novas oportunidades de negócios.

 

Considere todos os feriados

Embora a temporada de férias seja um dos melhores momentos para comercializar, há uma série de outros feriados que podem merecer sua atenção também. Dia dos Namorados, Páscoa, Dia de São João, Halloween, entre outros, são feriados populares que podem colaborar para o crescimento da sua marca.

Considere o que você está vendendo e como ele pode encaixar em uma campanha de qualquer feriado. Mesmo que os feriados principais provavelmente sejam os mais úteis para o seu negócio, considere todos os pequenos, e muitas vezes bobos, alguns deles podem ser úteis no seu plano de marketing.

Por exemplo, se você vende produtos para animais de estimação, procure feriados que você possa utilizar em sua estratégia de marketing, como o Dia Mundial do Gato (17 de fevereiro), o Dia Nacional do Cão (26 de agosto) ou também, o Mês do Bem-Estar do Animal de Estimação (outubro). Os restaurantes podem usar o Dia Mundial do Chocolate (07 de julho) para se promoverem exibindo algumas sobremesas personalizadas homenageando a gostosura.

Nas redes sociais, esses feriados bobos viraram moda, e muitas das vezes se tornam trending topics. Por isso, aproveite ao máximo essas datas, mesmo que ainda poucas pessoas tenham conhecimento delas.

Conclusão

O marketing durante os feriados pode trazer muitos benefícios para você e sua marca, por isso não deixe de aproveitar essas datas. Comece de forma antecipada para alcançar o sucesso nas vendas e ficar à frente da concorrência.

Caso tenha dúvidas em relação ao que foi abordado no texto, deixe seu comentário abaixo. Ficarei feliz em te ajudar. Aproveite e opine sobre isso, ou sugira qual o próximo assunto que deveríamos abordar aqui na coluna Marketing Descomplicado’.

Um forte abraço!

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

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