terça-feira, 17/09/2019
Início » Editorias » Negócios » Empresa sergipana está pronta para o mercado internacional
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Linha de produção da Tok Cosméticos, em Nossa Senhora do Socorro

Empresa sergipana está pronta para o mercado internacional

Compartilhe:

Pioneira no mercado sergipano na fabricação de cosméticos, a Tok Cosméticos,  localizada no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro, se preparou para exportar e  está em busca de parceiros estrangeiros. O empresário Domingo Luiz Pingo disse que atendeu a todas as exigências da Comunidade Europeia, com rótulos bilíngues, maquinário e atualizou o site da empresa que pode ser lido em três línguas: português, inglês e espanhol. O foco é o Mercosul.

“Estamos prontos. O que falta é encontrar o parceiro ideal, aquele que queira comprar certa quantidade e pague à vista. Isso porque, na exportação não dá para trabalhar com prazos. Essa condição só será possível ao longo do tempo. Precisamos, também, de parceiro que possa apostar em uma marca nova em  seu país”, explicou Domingos Pingo.

Nos últimos anos, ele deu um upgrade  no maquinário, mesmo estando, atualmente, com 60% de capacidade ociosa. “Temos mais máquinas e turnos para criar”, disse, lembrando que o funcionamento da empresa, hoje, é no horário comercial de segunda à sexta-feira. “Se for aumentar o trabalho, que seja com a exportação”, completou o empresário.

Rodadas

Nos últimos seis anos, Domingos Pingo vem preparando a empresa para o mercado estrangeiro. Ele conta que foi convidado pelo Sebrae para entrar num processo de internacionalização. “Tivemos aula de como exportar, fazer cálculos, enfim, estudamos muito. Pesquisamos alguns mercados, suas peculiaridades, cultura e daí começamos a participar das rodadas de negócios”, contou.

“Você vai para um auditório e vem compradores estrangeiros, trazidos pelo Sebrae. Participei de mais de 15 rodadas, mas não fiz negócios. Percebi, naquele momento, que não estava preparado. Precisava melhorar um rótulo, uma tampa, um fôlder e até mesmo o preço. Teve uma rodada , em Natal, que conversei com empresários de 60 países, durante três dias. Foi um aprendizado. Cada um sugeria algo. Vi o que era melhor para  o mercado internacional brasileiro e me preparei”, explicou Domingos Pingo.

Domingos Pinto, em missão empresarial na Colômbia

Depois das rodadas de negociação no Brasil, Domingos Pingo foi em missões internacionais com o Sebrae e Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), onde tem todo o apoio. “Fui para Itália, Cabo Verde, Paraguai, Peru e Colômbia”, afirmou. No site da Apex há um  calendário de todas as missões a serem realizadas. Acesse aqui o calendário de eventos.

Hoje, a Tok Comésticos está forte no mercado interno. Além de Sergipe, vende para a Bahia, Alagoas, Acre, Manaus e parte do Ceará.  A indústria gera 20 empregos diretos e tem um mix de 85 produtos, que corresponde a 200 toneladas\mês de cosméticos, mas tem capacidade para  produzir 400 toneladas\mês.

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

Justiça Federal autoriza licenciamento para construção do Assaí Atacadista; cadastramento para empregos continua

A juíza da 1ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, Telma Maria Santos Machado, autorizou …

WhatsApp chat