quinta-feira, 13/08/2020
Estar preparado para aproveitar as oportunidades é fundamental Foto Pixabay

Dinheiro: umas pessoas perdem, outras ganham muito. O que diferencia umas das outras?

Compartilhe:
David de Andrade Rocha (*)

A volatilidade no mercado está cada vez mais alta, devido às constantes notícias sobre a covid-19. Às vezes vem mostrando melhoras, somente para depois nos atingir com uma notícia de piora. Nesse cenário de incertezas muitas pessoas ganham dinheiro e muitas pessoas perdem. Sabe o que diferencia umas das outras? O conhecimento.

Com a recente falácia de que a Renda Fixa morreu, muitas pessoas passaram a migrar para o mercado de ações e ou para fundos imobiliários, sem antes sequer entender esses investimentos. E sem o conhecimento necessário seria mais do que uma questão de sorte se nesse cenário essas pessoas ganhassem dinheiro.

Depois de perder dinheiro nesse momento de volatilidade extrema, as pessoas passam a achar que a bolsa se trata de um cassino, mas na verdade a atitude de especular foi simplesmente da pessoa.

Oportunidades

Na Bolsa existem técnicas de estudo, para entender qual ação comprar e qual vender, e isso serve para todo ativo de renda variável, desde a mais simples ação até um fundo imobiliário ou mesmo uma opção. Mas se você estudar e se preparar, suas chances de ganhar se tornam muito maiores.

Logo, estudem para entender de investimento o suficiente e saber  porque é uma falácia dizer que a renda fixa morreu. Estude para saber qual ação escolher e saber como se comportar em caso de uma movimentação inesperada da ação. E o melhor; estude para aproveitar as oportunidades que a volatilidade absurda que estamos vendo traz.  E sendo bem honesto, são muitas ótimas oportunidades que aqueles com conhecimento e preparo emocional podem usufruir.

Nosso mercado está em transformação, se tornando mais maduro, porém, essa transformação traz imbuída em si grandes oportunidades e grandes riscos. Aqueles que estiverem preparados para aproveitar as oportunidades e administrar os riscos irão se beneficiar muito, mas aqueles que apenas decidirem especular, será na verdade um milagre se ainda estiver vivo na bolsa no fim desse processo.

Por isso estude e se prepare, pois as oportunidades estão aí e continuarão vindo.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.
Compartilhe:

Leia Também

Quanto tempo demora para ter direito à usucapião?

A usucapião é um instituto por meio do qual você adquire a posse de um …

Deixe uma resposta