sexta-feira, 12/07/2024
Redefina sua mente Imagem: Pixabay

Dicas para crescimento profissional

Compartilhe:

 

Por Juliano César Faria Souto (*)

 

Em férias,  apreciando as maravilhas da costa amalfitana na Itália — onde podemos constatar  a harmonia entre a natureza, seu uso racional como potencial turístico além da inserção produtiva de  empreendedores locais nessa revolução do século XXI que é o turismo —, tivemos tempo para praticar “ócio criativo”  e instado por uma “determinação” de Bill Gates:  compartilhar resenhas dos livros que lê, bem como dos filmes ou séries que assiste, em seu blog Gates Notes, pois considera que a leitura é a chave do sucesso.

Assim, continuo minha saga, iniciada em 2013: compartilhar com amigos um pouco do que leio.

Vamos ao conteúdo:

MINDSET DE CRESCIMENTO:

Compreensão de que a inteligência e as habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas, ao contrário de talentos inatos engessados. A pessoa com essa forma de pensar sabe que, com esforço e dedicação, pode crescer e conquistar muitas coisas que agora não são possíveis.

Esse conceito foi desenvolvido pela psicóloga americana Carol Dweck, considerada uma das principais investigadoras mundiais nos campos da personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento. Dweck esclarece como crenças sobre nossas capacidades exercem uma tremenda influência sobre como aprendemos e quais caminhos tomamos na vida.

As pessoas com uma mentalidade fixa – aquelas que acreditam que as capacidades são fixas – têm menos probabilidades de prosperar do que aquelas com uma mentalidade construtiva – aquelas que acreditam que as capacidades podem ser desenvolvidas.  Ela também expande o conceito de mentalidade para além do indivíduo, aplicando-o às culturas de grupos e organizações.

Bill Gates resume assim essa técnica de crescimento profissional:  “Nem sempre são as pessoas que começam mais inteligentes que acabarão  sendo os mais inteligentes.”

Uso prático:

No livro “Mindset de crescimento”, de Eduardo Briceño, há dicas de como é possível se desenvolver em sua carreira apostando em simples ações do seu dia a dia.

Dicas:

 

  1. Capacidade de mudança: acredite que suas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas com esforço e trabalho. Essa crença é a base para adotar um mindset de crescimento.

 

  1. Aceite desafios: Enfrente os desafios em vez de evitá-los. Os desafios são oportunidades para aprender e crescer.

 

  1. Erros como oportunidades de aprendizado: Adote uma abordagem positiva em relação aos erros.

 

  1. Peça feedback: é uma ferramenta muito importante para o crescimento, porque oferece perspectivas externas sobre onde você pode melhorar.

 

  1. Pratique suas atividades focando em melhorar aspectos específicos de suas habilidades.

 

  1. Resiliência: Desenvolva a capacidade de perseverar diante de dificuldades, continuar apesar dos desafios.

 

  1. Foque no processo, não apenas no resultado: Concentre-se no processo de aprendizagem e melhoria, valorize o esforço e o progresso.

 

  1. Estabeleça metas claras e específicas para medir seu desenvolvimento pois ajudam a focar seus esforços e medir seu progresso ao longo do tempo.

 

  1. Promova um ambiente de trabalho que valorize a aprendizagem contínua e o desenvolvimento.

 

  1. Mantenha-se atualizado. A curiosidade e a vontade de aprender coisas novas são essenciais.

Complementando o exposto acima, tomo a liberdade de sugerir a leitura do resumo: MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE escrito por mim em fevereiro de 2018, que é parte integrante do livro Cultura Empresarial (página 211).

Assim, conclui-se que:  para ter sucesso em um mundo que muda constantemente, indivíduos e empresas devem criar uma cultura de crescimento, onde a experimentação e o feedback são incentivados e o aprendizado é integrado ao cotidiano, buscando sempre os novos caminhos possíveis para crescer e entregar resultados fora da curva, se libertando do paradoxo da performance e do desempenho crônico.

 

Compartilhe:

Sobre Juliano César Faria Souto

Avatar photo
Estanciano,  59  anos , administrador de empresas graduado de Faculdade  de Administração de  Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV.   Atua como Sócio Administrador da empresa FASOUTO  no setor atacadista distribuidor e auto serviço .   Líder empresarial exercendo, atualmente , o cargo de vice - presidente da ABAD -  Associação  Brasileira  de Atacadistas e Distribuidores. 

Leia Também

"Vive la France!"

O exemplo que vem da França

  Por Luciano Correia (*)   O tempo e a perda das ilusões caminham juntos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat