sexta-feira, 01/07/2022
A troca dos resíduos por sabão, óleo novo e muda de planta, além das oficinas de reciclagem, acontecem a partir desta terça, 17 Foto: GettyImages

Dia Internacional da Reciclagem: shoppings Jardins e RioMar Aracaju promovem campanhas de arrecadação de recicláveis

Compartilhe:

Com o objetivo de provocar reflexões acerca do descarte correto dos resíduos, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) instituiu o Dia Internacional da Reciclagem, celebrado anualmente em 17 de maio. Em atenção à data, os shoppings Jardins e RioMar Aracaju presenteiam com brindes, o público que entregar materiais recicláveis nos empreendimentos.

Além de promover essas ações, durante todo o ano, os shoppings estimulam a reciclagem e disponibilizam ecopontos fixos onde a população pode descartar papéis, plásticos, metais, baterias, óleo de cozinha usado, lacre de latinha e eletrônicos de pequeno porte.

Shopping Jardins

Shopping Jardins Foto: Divulgação

No quiosque do Instituto Canto Vivo, localizado no corredor em frente ao hipermercado GBarbosa, o público pode trocar 4 garrafas pet de 2 litros vazias por uma mini suculenta. A campanha acontece na terça-feira, 17 de maio, das 10h às 22h, limitada à distribuição de 150 plantas. As garrafas serão doadas para a Cooperativa dos Agente Autônomos de Reciclagem de Aracaju – Care, que estará no quiosque recebendo o material e orientando sobre reciclagem.

Na Praça de Eventos Girassol, em frente à loja Tim, acontece a troca de óleo de cozinha usado por sabão ou 900ml de óleo novo. A ação acontece em parceria com a empresa Recigraxe, nesta terça-feira, 17, das 10h às 22h. Um litro de óleo de cozinha usado dá direito a um sabão de 200g; 2 litros de óleo valem um sabão de 500g e 5 litros podem ser trocados por 900 ml de óleo novo.

RioMar Aracaju

Shopping RioMar Aracaju Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira, 17, em parceria com o Projeto Tampaspet, o shopping receberá doações de tampas de ferro, plástico e alumínio, embalagens de aerossol, sacos de ração (vazios) e lacres de latinha, que irão contribuir no processo de castração de animais abandonados. O ponto de coleta ficará instalado na Praça de Alimentação Mar.

Também no dia 17, às 10h, acontecerá oficina de saboaria artesanal para os alunos do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM. A aula será realizada na Camicado e irá mostrar técnicas de produção de sabonetes veganos a partir do reaproveitamento de insumos. Já às 13h30 e às 14h30, os colaboradores da Care e do RioMar Aracaju poderão aprender como produzir desinfetante à base de bagaço de limão e cascas de tangerina.

Fechando o ciclo de oficinas, no dia 20, será a vez de aprender uma receita criativa a partir de cascas e talos, destacando o consumo consciente dos alimentos.  A oficina acontecerá em dois horários, às 13h30 e às 14h30, na Camicado, para alunos do IJCPM e colaboradores da Care respectivamente.

No corredor do hipermercado GBarbosa, a partir de 17 de maio, o RioMar irá contar com o ponto de troca de óleo usado por sabão. Um litro de óleo de cozinha vale um sabão de 200g; 2 litros de óleo dão direito a um sabão de 500g e 5 litros podem ser trocados por 900 ml de óleo novo.

Em parceria com a loja Bioterra e Care, no dia 20, das 10h às 22h, o cliente poderá trocar material reciclável como plástico, papelão, papel ou latinhas de alumínio por árvores frutíferas. Durante todo o dia, um representante da Care estará na loja orientando o público sobre a importância da reciclagem. A Bioterra fica localizada no piso L1, próximo à Casa Bauducco.

Últimas notícias:
Compartilhe:

Leia Também

Primeiro fim de semana de julho terá predominância de chuvas e tempo nublado em todo o Estado

Em consequência da frente fria que se entende pelo Oceano Atlântico, as chuvas que predominaram …

WhatsApp chat