sábado, 24/10/2020
Arquidiocese de Aracaju: recomendações aos fiéis

Coronavírus faz diversas instituições suspenderem atividades em Sergipe

A confirmação de cinco casos de coronavírus no Estado, por parte do Governo de Sergipe, levou diversas instituições a tomarem medidas a fim de conter o avanço da doença. Os líderes das  duas potências maçônicas – Grande Oriente de Sergipe e Grande Loja – da Federação Espírita de Sergipe,  da Arquidiocese de Aracaju e  da Igreja Quadrangular fizeram uma série de recomendações ao seu público, algumas delas suspendendo, em até 30 dias, reuniões e eventos. 

Maçonaria 

Os líderes das  duas potências maçônicas do Estado – Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe (GLMES)  e Grande Oriente do Brasil-Sergipe (GOB-SE)- orientaram aos veneráveis das lojas maçônicas a suspenderam as atividades até o final deste mês. O grão-mestre do Grande Oriente, Claírton de Santana,  distribuiu um comunicado a todas as lojas nesse sentido, cujas recomendações estão sendo acatadas. O GOB-SE tem 13 lojas, nove delas na capital e quatro no interior, com cerca de 600 obreiros ativos.

O sereníssimo grão-mestre da GLMES, Alberto Jorge Franco Vieira, também deu a mesma orientação que já vem sendo seguida. A GLMES tem  23 lojas , são 14 em Aracaju e nove no interior, com 583 obreiros ativos. 

Centros e templos

A Federação Espírita do Estado de Sergipe (FEES), acatando uma recomendação da Federação Espírita Brasileira (FEB), orientou diretores de centros a suspenderem todas as atividades até o dia 31 de março. De acordo com o presidente da FEES, Júlio César  Freitas Góis, em Sergipe existem 106 centros espíritas.

A Arquidiocese de Aracaju divulgou as medidas que adotou em virtude do coronavírus, orientando os fiéis.  As medidas são válidas por 30 dias ou até que o problema esteja devidamente contido. Estão suspensos, por exemplo,  o abraço da paz,  apertos de mãos e outras saudações, que fazem parte das missas.

Estão cancelados os mutirões de confissões, o que não exime os sacerdotes de estarem disponíveis em suas paróquias ou afins para o devido atendimento aos fiéis diariamente, inclusive para conceder-lhes os sacramentos e assistirem-nos pela caridade. Leia aqui toda a íntegra do comunicado do  arcebispo de Aracaju, Dom João  José Costa.

A Igreja do Evangelho Quadrangular, através do seu Conselho Estadual de Diretores, consciente da necessidade de somar com os cuidados com a saúde pública adotados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da Capital neste período de prevenção contra o CoronaVírus, decidiu suspender temporariamente cultos e eventos com a participação de mais de 50 pessoas.

 

Leia Também

Dia da Sergipanidade: data registra a oficialização da independência do estado e ressalta a importância em se celebrar os aspectos que marcam a sua identidade

Paulo César Santana (*) O 24 de outubro é muito mais do que uma simples …