sábado, 16/10/2021
O Ctcae autorizou a presença de público, mas devem ser cumpridos requisitos Foto: Ascom/ASN

Comitê Técnico-Científico autoriza torcida com limitação de público nas competições nacionais de futebol

Com base no avanço da vacinação e queda ampla percentual na média móvel dos óbitos pela Covid-19 e internações no estado, o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) autorizou, a partir dessa sexta-feira (17), a participação de torcida nas partidas de futebol profissional das competições nacionais, com limite da presença de até 20% da capacidade do estádio. A reunião ocorreu semipresencial com o governador Belivaldo Chagas e representantes de Clubes de futebol, nesta quinta-feira (16), no Palácio dos Despachos.

“Decidimos pela liberação do público nos estádios, mas devem ser seguidos alguns requisitos obrigatórios. O confronto entre Confiança e Sampaio Corrêa pela série B do Campeonato Brasileiro, na Arena Batistão, será um evento-teste para estas medidas, que estarão o tempo todo sendo avaliadas. Isso porque nos encontramos, ainda, enfrentando uma pandemia, mesmo que, estejamos há seis dias sem registrar mortes pela Covid-19”, avaliou Belivaldo diante do cenário pandêmico.

O comitê analisou o cenário na última semana, com base em dados, e concluiu, como positivo, os números no cenário epidemiológico. Por isso, a alteração nas medidas restritivas nos estádios de futebol em jogos profissionais se dará com restrições. O documento emitido determina que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está autorizada a publicar medidas complementares para a realização dos jogos autorizados.

A estreia do público nas partidas de futebol ocorrerá na Arena Batistão, em uma disputa entre o Clube Confiança, de Aracaju, e o Clube Sampaio Corrêa, de São Luiz do Maranhão. Para o representante da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Luiz Santana, a decisão do Ctcae é prudente. “Nós gostamos muito da atenção que foi dada. Percebemos que o comitê tá preocupado com as vidas e o quesito futebol, a permissão foi muito planejada, pois devemos cumprir todos os protocolos, temos que fazer nosso dever de casa, para que o número de 20% seja ampliado, pois amanhã é um teste”, disse.

“É um evento teste. Isso depende dos clubes e das suas torcidas. Esperamos que as pessoas que estiverem lá amanhã respeitem os protocolos, para que possamos fazer tudo com segurança. O torcedor na Arena Batistão é importante, pois é nosso décimo segundo jogador. Será um reforço a mais e, por isso, agradecemos a sensibilidade do comitê e do governador” agradeceu o presidente do Clube Confiança, Hyago França.

O presidente do Itabaiana, Wilson Mendonça, também comemorou a medida. “O mais importante é a saúde dos sergipanos. Para o momento, 20% da torcida é pouco, mas é muito bom. Pior estava sendo, por conta das dificuldades financeiras que estamos passando. Hoje a reunião foi muito boa. Amanhã o Confiança já vai fazer o jogo-teste. Espero que o Itabaiana e o Confiança passem de fase e que nós tenhamos a torcida do nosso lado”, deseja o presidente.

Já o presidente do Club Sportivo Sergipe, Ernan Senna, frisou que a presença do público é a principal renda financeira para o sustento do clube. “Pra nós é de suma importância essa decisão, a priori de parte do público no estádio. Nós acreditamos que o ambiente é aberto e podemos fazer um jogo seguro. É nossa principal fonte de renda. Dentro de um estádio que cabem 15 mil pessoas, 20% representam 3 mil pessoas, dá pra termos um retorno financeiro, é viável e ainda teremos uma parcela significativa da torcida para impulsionar nossos jogadores”, ponderou Ernan.

Requisitos

O Ctcae autorizou a presença de público, mas devem ser cumpridos os requisitos, conforme documento emitido após a reunião. Deve ser feita testagem Antígeno ou RT-PCR, realizada em 72h antes da partida. Os torcedores devem ter recebido a segunda dose da vacinação contra a Convid-19, ou a dose única, assim como manter distanciamento de um metro e meio e uso de máscaras PFF2 ou a máscara cirúrgica somada a de tecido durante todo o tempo.

A entrada ao estádio e a saída das pessoas devem ser organizadas para que não haja aglomeração. É proibida a presença de torcida visitante, a venda de alimentos e bebidas no estádio e aglomeração de pessoas nas imediações do estádio e local do jogo. Todos os portões que derem acesso aos setores comercializados devem ser fechados com antecedência mínima de 1 hora do início da partida.

Ressalvados os técnicos, os atletas em campo e a equipe de arbitragem, durante o decurso da partida, o uso de máscaras é obrigatório para todos os presentes, incluindo atletas nos vestiários e nos bancos reservas, o público em geral, os profissionais de imprensa, de saúde, de segurança pública e de outras atividades. O público deve permanecer prioritariamente sentado, com distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas ou entre os grupos de coabitantes de até 4 pessoas, permanecendo vedada a aglomeração de pessoas.

Leia Também

No Dia Mundial do Pão, Sindipan doa 20 mil pães na Barra dos Coqueiros; preço do saco de trigo preocupa

Para marcar o Dia Mundial do Pão, comemorado hoje, 16,  o Sindicato das Indústrias de …